Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2011 - 13h44

Produtores do RS discutem medidas para reverter prejuízos causados pela estiagem

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

As principais cooperativas e associações de produtores rurais dos municípios afetados pela seca no Rio Grande do Sul estão reunidas hoje para avaliar os prejuízos. A finalidade também é encontrar medidas para amenizar os danos causados pela estiagem de cerca de um mês.

Sobe para 12 nº de cidades em emergência devido à seca
Defesa Civil contabiliza prejuízo de R$ 3,6 mi em cidades afetadas

As pastagens e a produção de leite, concentradas no sul do Estado, são as que mais sofrem com a seca, segundo o presidente da Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado), Rui Polidoro Pinto. A lavoura de soja está razoável, com algumas pequenas perdas, de acordo com ele.

"Até o momento há uma situação muito preocupante na metade sul do Estado. Estamos nos reunindo com presidentes das cooperativas para avaliar o quadro e buscar soluções para os problemas que estão acontecendo em decorrência desta estiagem", conta Polidoro.

Os prefeitos estão se mobilizando para resolver o problema do abastecimento de água nas regiões mais afetadas.

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é que o tempo deve continuar seco no Rio Grande do Sul. De acordo com o meteorologista Flávio Varone a tendência é que a estiagem continue.

"Por enquanto, a tendência é que permaneça baixo o índice de chuva, principalmente na região sul do estado, onde há uma maior deficiência hídrica. Temos previsão de chuva, mas não o suficiente para reverter o quadro", afirma o meteorologista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página