Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2011 - 20h52

Número de mortos na região serrana do Rio sobe para 809

Publicidade

DO RIO

O número de mortos na região serrana subiu para 809, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil: Nova Friburgo (391), Teresópolis (327), Petrópolis (66), Sumidouro (22), São José do Vale do Rio Preto (2), Bom Jardim (1).

Veja lista parcial com nomes dos mortos
Saiba como fazer doações para as vítimas das chuvas
Voluntários recolhem animais feridos no Rio
Veja imagens antes e depois da chuva
Veja imagens dos estragos no Rio
Veja cobertura sobre chuvas na região serrana do Rio

O Ministério Público do Rio de Janeiro divulgou uma lista com 469 nomes de desaparecidos. De acordo com último levantamento do PIV (Programa de Identificação de Vítimas): Nova Friburgo (191), Teresópolis (180), Petrópolis (48), Sumidouro (4), São José do Vale do Rio Preto (2), Bom Jardim (1), Cordeiro (1), além de localidades não informadas (42).

No total, são 15 municípios atingidos pela tragédia provocada pelas chuvas: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim, Areal, Cordeiro, Carmo, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Macuco, Três Rios, Paraíba do Sul e Sapucaia.

Editoria de Arte/Folhapress

DESORDEM

Dez dias após as chuvas que destruíram a região serrana do Rio, já superadas as dificuldades iniciais de acesso às áreas atingidas, a desorganização parece a maior vilã na ajuda às vítimas.

Enquanto caminhões do Exército ficam estacionados, com seus motoristas aguardando ordens, nos postos de coleta de doações faltam veículos para distribuir a ajuda que a solidariedade da população ajudou a reunir.

O lixo de dez dias ainda se acumula às margens de rios. Pontes que resistiram à força das águas seguem repletas do entulho trazido por elas. Um novo temporal --mesmo de menor intensidade-- pode trazer de volta o terror.

Em Teresópolis, o ginásio municipal Pedrão, principal ponto de recebimento de doações, virou alvo de desconfiança por suspeita de ineficiência e desvios. Enquanto isso, voluntários que decidem agir por conta própria se espalham.

Um caminhão vindo do polo empresarial da Pavuna, com cerca de 20 voluntários, parou em uma esquina em Nova Friburgo. O que se seguiu foi uma caótica distribuição dos donativos. Roupas ficaram jogadas pelo chão enlameado; pessoas levavam mais produtos do que precisavam.

Ontem também foi confirmado um caso de leptospirose em decorrência das chuvas. A vítima é um menino de 12 anos, morador de Teresópolis.

O Ministério da Saúde faz um alerta aos moradores para que eles evitem a automedicação e procurem um posto de atendimento médico local para a realização dos exames laboratoriais.

Equipes médicas e da Vigilância Sanitária devem acompanhar diariamente os abrigos --a partir de segunda-feira (24)-- para detectar doenças de via respiratória, de pele e casos de diarreia. Segundo o ministério, ao menos três casos de catapora foram registrados em abrigos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página