Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2011 - 14h19

Seca deixa 13 municípios do RS em situação de emergência

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

A falta de chuvas no Rio Grande do Sul levou a Defesa Civil do estado a decretar situação de emergência em 13 municípios: Candiota, Pedras Altas, Herval, Hulha Negra, Cerrito, Santana do Livramento, Lavras do Sul, Pedro Osório, Bagé, Pinheiro Machado, Aceguá, Piratini e Dom Pedrito. Não chove na região desde a segunda quinzena de dezembro do ano passado.

Em Candiota, a cidade da pecuária leiteira, não chove desde outubro. O prefeito Luiz Carlos Folador disse que o governo estadual anunciará até o final da semana medidas para solucionar o problema de alimentação dos animais nas áreas rurais. O estado registra baixos estoques de trigo.

Segundo o capitão Ari Ferreira, da Defesa Civil estadual, a seca prejudica mais as comunidades rurais. Algumas medidas como abastecimento de água com ajuda de caminhões-pipas e cestas básicas para as famílias afetadas já foram tomadas.

"Estamos com um grupo de trabalho junto com o governador e órgãos públicos criando um projeto para construção de cisternas, poços artesianos e represamento de água para ser utilizado no período das secas", disse. A Defesa Civil está monitorando e apoiando os municípios da região.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê para os municípios do Estado tempo seco com sol durante esta segunda-feira e noite com muitas nuvens.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página