Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2011 - 17h49

Ministério Público do Rio cobra medidas contra chuvas

Publicidade

DO RIO

O Ministério Público do Rio de Janeiro ajuizou quatro ações civis públicas com objetivo de fazer com que os municípios de Itaboraí, Tanguá, Cachoeiras de Macacu e Rio Bonito --na região metropolitana do Rio-- elaborem medidas de prevenção contra deslizamentos e enchentes.

Saiba como fazer doações para as vítimas das chuvas
Voluntários recolhem animais feridos no Rio
Veja imagens antes e depois da chuva
Veja imagens dos estragos no Rio
Veja cobertura sobre chuvas na região serrana do Rio

As ações buscam na Justiça obrigar a elaboração de três planos pelas prefeituras: de contenção, estabilização e proteção de encostas sujeitas a erosão e deslizamentos; o municipal de habitação e o de drenagem de águas pluviais. A ação requer imediata adoção de medidas emergenciais.

O intuito é evitar tragédias como a que devastou a região serrana e responsabilizar os órgãos públicos na garantia da proteção ao meio ambiente e na ordenação da ocupação do solo.

Caso as ações sejam aceitas pela Justiça, os municípios ficam obrigados a apresentar, em até dez dias, um diagnóstico das áreas de risco e as ações de prevenção que serão adotadas para este verão, incluindo medidas de contenção de encostas, drenagem de águas pluviais e remoção de construções irregulares.

Já os planos propostos teriam prazo de 90 dias para serem elaborados.

Editoria de Arte/Folhapress

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página