Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2011 - 18h12

Seca deixa 22 municípios da Bahia em situação de emergência

Publicidade

MATHEUS MAGENTA
DE SALVADOR

A escassez de chuvas na Bahia levou 22 municípios a decretar situação de emergência. Os dados são da Cordec (Coordenação Estadual de Defesa Civil), órgão do governo baiano. Catorze cidades do Rio Grande do Sul também estão em situação de emergência pela seca.

Seca prejudica economia de cidades do RS
Produtores do RS discutem medidas para reverter prejuízos
Defesa Civil contabiliza prejuízo de R$ 3,6 mi no RS

Os decretos começaram a ser feitos em novembro passado, mas a maioria é datada deste mês. A Cordec informou que disponibilizou carros-pipa e cisternas emergenciais para tentar "amenizar o problema" nos municípios, localizados principalmente na região do semiárido baiano.

"Os recursos para carros-pipa estão garantidos. O município que estiver enfrentando longo período de estiagem pode ter a ajuda do Estado, basta encaminhar a solicitação que atenderemos", afirmou Antonio Rodrigues, coordenador da Cordec.

Ele citou o exemplo de Caetanos (497 km de Salvador), onde não chove significativamente há mais de dez meses. "O decreto acaba virando um instrumento administrativo para chamar a atenção do Estado para o município e para remanejar verbas para atender os atingidos", disse.

Os municípios afetados pela seca que decretaram situação de emergência são: Abaíra, Andorinha, Aracatu, Boquira, Buritirama, Caetanos, Caetité, Canudos, Chorrochó, Cordeiros, Glória, Ibitiara, Igaporã, Manoel Vitorino, Muquém do São Francisco, Nordestina, Planalto, Poções, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santa Brígida e Urandi.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página