Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2011 - 20h31

Amazonas e Mato Grosso confirmam mortes por dengue em janeiro

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Dos 16 estados com alto risco de enfrentar uma epidemia de dengue neste verão, pelos menos dois --Amazonas e Mato Grosso-- confirmaram mortes causadas pela doença nas primeiras semanas de janeiro, e sete investigam nove óbitos suspeitos. É o que mostra um levantamento feito pela Agência Brasil, com base em dados divulgados pelas secretarias de Saúde.

Amazonas e Mato Grosso confirmaram uma morte cada um. No primeiro, uma mulher morreu no dia 13 deste mês, depois de ter sido internada em um hospital de Manaus. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, ela teve a forma grave da doença e um choque hipovolêmico (quando o coração não consegue bombear sangue para o corpo).

Além desse caso já confirmado, há uma morte sob suspeita no Estado. Do início do ano até agora, o Amazonas já confirmou 234 casos da doença.

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso confirmou a primeira morte por dengue, no município de Pedra Preta. As autoridades de saúde mato-grossenses investigam ainda uma morte suspeita, ocorrida na cidade de Sorriso. De 1º de janeiro até o dia 27, foram 1.084 notificações, sendo cinco consideradas graves.

As outras mortes sob investigação foram registradas no Maranhão (1), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Alagoas (1) e Pernambuco (1). As secretarias da Paraíba, de Sergipe, do Ceará, de Tocantins e do Rio de Janeiro não registraram óbitos até o momento.

Na semana passada, o Ministério da Saúde baixou uma portaria que obriga hospitais e secretarias a notificar mortes e casos graves de dengue no prazo de 24 horas. O governo federal irá lançar também um programa para monitorar os óbitos diariamente e os casos por semana. O sistema será alimentado pelos municípios e estados via internet.

Os estados citados estão na lista dos 16 considerados com alto risco de epidemia de dengue neste verão, que inclui também o Acre, Pará, Piauí e Bahia. Em 2010, o Brasil teve 550 mortes por dengue e 1 milhão de casos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página