Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2011 - 18h44

Falha em equipamento de segurança causou apagão, diz governo

Publicidade

SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta segunda-feira que a causa definitiva da pane elétrica da última sexta-feira foi uma falha no cartão de proteção da subestação de Luiz Gonzaga, entre Pernambuco e Bahia. Na ocasião, o blecaute atingiu sete Estados.

Consumidor tem até 90 dias para pedir ressarcimento

Segundo Zimermann, o equipamento, que se trata de um cartão eletrônico que compõe o sistema de segurança da estação, estava com a manutenção 'rigorosamente em dia'. A última manutenção, feita a cada quatro anos, aconteceu em outubro do ano passado.

Técnicos do setor estão reunidos em Brasília no âmbito do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) e no Rio de Janeiro para apurar as causas da pane no cartão.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) está responsável por elaborar o RAP (Relatório de Análise de Perturbação), documento definitivo sobre o incidente. Não há data ainda para a entrega do documento.

APAGÃO

Sete Estados do Nordeste foram atingidos pelo apagão: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

O problema começou às 23h08 (0h08 em Brasília) de quinta, e o fornecimento só foi plenamente restabelecido às 3h (4h em Brasília) de sexta, quando a energia voltou em Natal (RN).

'Não houve um apagão, houve uma interrupção temporária de energia', disse na ocasião o ministro Edison Lobão . O ministro descartou defasagem e desgaste de equipamentos, tampouco sobrecarga de energia. Também não houve ocorrência de tempestades na região.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página