Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2011 - 13h57

Mais seis escolas da região serrana do Rio retomam aulas

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Foram retomadas nesta segunda-feira as aulas em mais seis escolas da rede estadual na região serrana do Rio de Janeiro, atingida por fortes chuvas no início de janeiro. Quatro delas são em Nova Friburgo, uma em Bom Jardim e uma em Sumidouro. A maior parte das unidades já havia reiniciado as atividades na última segunda-feira (7), cumprindo o calendário escolar do Estado. A previsão é que até o dia 28 todas as 80 escolas dos municípios da serra fluminense estejam funcionando.

Após chuva, escolas recebem reparo para início das aulas no RJ
Leia cobertura sobre as chuvas na região serrana do Rio

De acordo com a superintendente de gestão da rede estadual, Inês Silva, o atraso na volta às aulas em unidades que ainda serviam como abrigo para as vítimas dos temporais ou que tiveram a estrutura comprometida não vai prejudicar o ano escolar. Ela afirmou que serão cumpridos os 200 dias letivos e, se necessário, os alunos contarão com reforço escolar.

"A nossa equipe pedagógica está reorganizando o calendário escolar para garantir um cronograma específico para essas unidades que estão retomando as aulas tardiamente. Também está previsto um reforço quando necessário", disse.

Inês Silva informou ainda que uma equipe da secretaria, entre pedagogos e psicólogos, está a caminho da região para verificar a situação dos alunos após a tragédia. Eles estão percorrendo as áreas mais atingidas nos municípios da região e vão fazer um levantamento das condições em que se encontram os alunos da rede e as principais necessidades.

"A partir dessas informações vamos ver outras formas de auxiliar aqueles que estão traumatizados com o que vivenciaram. Ainda não temos o levantamento de quantos alunos morreram na tragédia, quantos sobreviveram ou estão em abrigos. Aos poucos, com a retomada das aulas, é que será possível avaliar tudo isso", acrescentou.

A superintendente de gestão da rede estadual de ensino ressaltou que a secretaria firmou um acordo com uma empresa local de transporte para levar os alunos de escolas que estão funcionando temporariamente no espaço de outras unidades.

Em Nova Friburgo, cidade mais prejudicada pela tragédia, as aulas na rede municipal serão retomadas de forma escalonada. De acordo com a prefeitura, nas escolas que não foram afetadas pelas chuvas, o retorno está previsto para o dia 21; nas que precisam de reparos ou servem como abrigos, no dia 28; e naquelas que precisam de obras, no dia 14 de março.

Editoria de Arte/Folhapress

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página