Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2011 - 23h40

Equipes tentam conter vazamento de óleo em rio no PR

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Equipes da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Cascavel (PR) tentam conter o óleo que atingiu o rio Cascavel, principal manancial que abastece a cidade, neste sábado. As equipes permanecerão no local durante a madrugada.

Cerca de 5.600 litros de resíduo de óleo naval atingiram o rio depois de um acidente entre dois caminhões próximo ao km 585 da rodovia BR-277, que dá acesso a Foz do Iguaçu, por volta das 5h30. Segundo os bombeiros, o tanque de uma das carretas estourou com o choque, e houve o vazamento.

De acordo com Fortunato Lole Orben, técnico do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), a mancha de óleo se estendeu por cerca de 20 km sobre as águas do rio e quase atingiu o reservatório da cidade.

Por questões de segurança, a Sanepar interrompeu o fornecimento de água vinda do rio Cascavel. Como o município conta com outros dois mananciais e a época é de cheia, por causa das chuvas, o abastecimento não foi interrompido em nenhuma área da cidade, diz Fortunato. As autoridades não sabem, no entanto, por quanto tempo o remanejamento de mananciais será suficiente para manter o abastecimento em níveis normais.

"Quando compromete o abastecimento, [o vazamento] é considerado grave", diz Fortunato. "Até agora não fizemos levantamento da mortandade de peixes e animais, mas vamos monitorar a semana inteira para garantir que o grave não se torne gravíssimo."

Segundo ele, a Polícia Civil deve apurar as responsabilidades pelo vazamento. A reportagem não conseguiu falar com a empresa que transportava o óleo, mas foi informada pelo IAP que ela já contratou uma empresa especializada para ajudar no monitoramento e limpeza do rio e da mata ciliar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página