Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2011 - 12h15

Rio lança programa Saúde na Escola; 100 mil serão beneficiados

Publicidade

FELIPE CARUSO
DO RIO

A prefeitura do Rio lançou na manhã desta sexta-feira o programa Saúde na Escola, que dará assistência integral para mais de 105 mil alunos das 151 Escolas do Amanhã, localizadas nas áreas mais vulneráveis da cidade.

Com o novo programa, as escolas passam a ter acesso ao prontuário eletrônico único, um sistema integrado entre a secretaria de Educação e a de Saúde com acompanhamento do histórico de saúde dos alunos. A princípio o programa vai abranger cerca de 50% da rede do município e a intenção é expandir sua atuação progressivamente com foco nas áreas de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Serão 160 equipes fixas com um técnico de educação e um técnico de enfermagem e oito unidades de saúde móveis compostas por uma equipe de ao menos cinco profissionais.

"É um programa específico para os alunos da rede municipal, que alivia a rede de saúde tradicional e impacta no desempenho das crianças e na qualidade do ensino", disse Eduardo Paes, prefeito do Rio.

Além do prefeito, compareceram ao evento de lançamento do programa no Rio o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, e o secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann. O lançamento do programa ocorreu no Ciep Dr. Antoine Magarinos Torres Filho, na Tijuca, zona norte, no acesso ao morro do Boréu, que conta com uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o programa tem também a função de reduzir a evasão escolar. "Levar a saúde direto para a escola é uma forma de melhorar o desempenho escolar e diminuir a evasão porque essas crianças às vezes têm um problema de visão, de audição ou algum outro que não foi identificado e elas acabam deixando a escola", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página