Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2011 - 22h32

Falso médico diz que Joanna tremeu depois de tomar medicação

Publicidade

DO RIO

Alex Sandro da Cunha Silva, acusado de exercer ilegalmente a medicina, disse nesta terça-feira em depoimento no 3º Tribunal do Júri que receitou medicamentos para Joanna Cardoso Marcenal Marins, 5, enquanto ela esteve internada no hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, zona oeste.

Falso médico que atendeu menina Joanna se entrega
Pai da menina Joanna é interrogado em audiência
Mãe de Joanna tenta entregar dossiê ao governador do Rio
Justiça nega pela 4ª vez liberdade ao pai de Joanna
Audiência ouve testemunhas de acusação do caso Joanna
Pediatra culpa hospital por contratação de falso médico
Mãe de Joanna diz que nunca teve dúvida de maus-tratos

"Quando ministrei fenobarbital, Joanna apresentou tremores. Mas como eu havia conversado com o pai da menina, e ele tinha me dito ter suspeitado que a filha estaria sofrendo provável crise de abstinência, eu me tranquilizei", disse Silva, em depoimento no 3º Tribunal do Júri.

Joanna morreu no dia 13 de agosto de 2010, na Clínica Amiu, em Botafogo, de parada cardíaca. Ela era alvo de disputa entre os pais, o funcionário público André Marins e a médica Cristiane Marcenal.

Joanna foi levada ao hospital Rio Mar pelo pai. Lá foi atendida por Silva e pela médica Sarita Fernandes, que seria responsável pela contratação dele como médico, apesar de ele ainda não ter concluído a faculdade. A menina teve alta, mas voltou a ser internada em outra clínica, onde morreu.

Sarita foi presa no dia seguinte à morte, sob suspeita de ter contratado Silva. Ele estava foragido desde então, mas, ontem à noite, se apresentou à Polinter de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Em seu depoimento, o acusado disse ter conhecido Sarita em meados de 2009, por intermédio de contatos da própria faculdade. Disse tê-la procurado para trabalhar como estagiário. Segundo ele, no entanto, a médica propôs arrumar um carimbo falso, em nome de outro médico, para que ele usasse.

Ainda de acordo com Silva, Sarita teria perguntando se ele sabia o nome completo de algum médico que pudessem usar para falsificar documentos e carimbo.

Alex Silva disse ter lembrado do nome de André Lins de Almeida, com quem havia trabalhado em outra época. Sarita teria então providenciado a documentação falsa para que ele pudesse trabalhar.

Além do hospital Rio Mar, Alex Silva contou que trabalhou como médico nos hospitais Santa Cruz e Cemeru, ambos em Santa Cruz.

Reprodução/Divulgação
Foto de falso médico contratado pela pediatra e que atendeu a menina Joanna, morta depois de passar um mês em coma
Imagem de Alex Silva, falso médico que atendeu a menina Joanna, morta depois de passar um mês em coma
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página