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04/03/2011 - 08h22

Empresas recusam, e horário de Congonhas não será reduzido

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RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

O governo federal e as companhias aéreas não aceitaram a redução em uma hora da operação do aeroporto de Congonhas (zona sul).

Reduzir horário e voos de Congonhas é inviável, diz Anac
Mônica Bergamo: Aviões estacionados em Congonhas são removidos

Por conta do barulho dos aviões, a Prefeitura de São Paulo e moradores do entorno do aeroporto defendem que Congonhas passe a abrir às 7h, e não às 6h, como hoje.

Ontem (3), uma audiência na Justiça tentou, sem êxito, mediar um acordo.

Foi a etapa final de uma grupo formado por iniciativa da Justiça, nove meses atrás, para sanar um impasse que se arrasta desde 2007, quando moradores entraram com ação sobre o assunto.

Sem conciliação, caberá à Justiça decidir se a restrição acontecerá --a sentença pode levar anos para sair.

Na prática, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Infraero (estatal que administra aeroportos) e aéreas ganham tempo para manter Congonhas em operação nos moldes atuais, das 6h às 23h.

O trio mal cedeu durante o grupo de trabalho; houve apenas a mudança de lugar da checagem de motores, o que diminuiu o barulho para a vizinhança do aeroporto.

Moradores e prefeitura, por sua vez, haviam aceitado, em 2010, que o aeroporto fechasse por uma hora -e não duas, como pleiteavam.

A Anac está produzindo um levantamento sobre o barulho na vizinhança. A agência verificará também se o isolamento acústico das casas resolve o problema.

Na tentativa de um acordo, o Ministério Público Federal propôs um cronograma para que empresas, a Anac e a Infraero se comprometessem a implantar a redução de horário. Ninguém se manifestou.

A agência elaborou relatório, antecipado pela Folha na quarta-feira (2), em que sustenta ser inviável a mudança.

Entre as razões está a saturação de aeroportos próximos, prejuízos às empresas (R$ 206 milhões/ano) e à Infraero (R$ 25 mi/ano) e impacto à malha aérea do país.

 

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