Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2011 - 21h46

Roberto Carlos canta 'Emoções' na quadra da campeã Beija-Flor

Publicidade

DO RIO

O cantor Roberto Carlos, homenageado pelo enredo da Beija-Flor, campeã do Carnaval carioca deste ano, cantou o trecho inicial de sua famosa canção 'Emoções' na quadra da escola, em Nilópolis (Baixada Fluminense).

Beija-Flor é a campeã do Carnaval 2011 do Rio
Veja fotos da comemoração da Beija-Flor
Veja imagens do desfile da Beija-Flor
Conheça o samba enredo da Beija-Flor
Roberto vai desfilar de novo na Beija-Flor campeã
Beija-Flor emociona com homenagem ao rei Roberto Carlos

Ele chegou por volta de 20h30 na agremiação e retribuiu os aplausos das 10 mil pessoas que lotam a quadra com aceno. Ao chegar, o cantor foi direto para um camarote da diretoria.

Da sacada, disse que a homenagem da escola era uma das "maiores emoções" de sua vida e agradeceu ao presidente Anísio Abrão David. Logo depois, ele cantou para delírio dos integrantes da Beija-flor. A atriz Claudia Raia, que desfilou na azul e branco, estava ao lado do cantor.

Antes de sair de sua casa, Roberto Carlos agradeceu à escola "por confiar que tenho uma história que pode ser enredo de uma escola da magnitude da Beija-Flor".

"Estou muito orgulhoso. Foi uma das maiores emoções da minha vida. Não sei se choro ou se rio. Já chorei hoje e pensei: 'Meu Deus, isso está acontecendo comigo?", disse.

O cantor confirmou que participará do desfile das campeãs, no próximo sábado (12).

Dirigentes da escola estimam ainda que haja outras 20 mil pessoas do lado de fora da quadra para comemorar o primeiro título da escola desde 2008.

Andre Muzell/AgNews
Roberto Carlos comemora o título de campeã da Beija-Flor na quadra da escola; veja imagens da festa
Roberto Carlos comemora o título de campeã da Beija-Flor na quadra da escola; veja imagens da festa

APURAÇÃO

A Beija-Flor de Nilópolis conquistou hoje seu 12º título.

A escola teve nota máxima em 8 dos 10 quesitos de avaliação por um desfile emocionante, cheio de cores e inovações, para homenagear o cantor Roberto Carlos, com o enredo "A Simplicidade de um Rei".

Em segundo lugar ficou a Unidos da Tijuca, com 298,4 pontos, e, em terceiro, a Mangueira, que iniciou a apuração na liderança e depois perdeu lugar, terminando a apuração com 297,2.

Carnaval 2011 - Rio de Janeiro
Posição Escola Pontos
Beija-Flor 299,8
Unidos da Tijuca 298,4
Mangueira 297,2
Vila Isabel 297
Salgueiro 296,2
Imperatriz Leopoldinense 295,5
Mocidade Independente 295,5
Porto da Pedra 293,4
São Clemente 290,9

Neste ano nenhuma escola será rebaixada, devido ao incêndio que atingiu a Cidade do Samba em fevereiro, e apenas 9 das 12 escolas que desfilaram foram julgadas. A escola que ficou com a pior nota foi a São Clemente, com 290,9. No ano que vem o desfile do Grupo Especial terá 13 escolas --as 12, mais a escola campeã do Grupo de Acesso. Assim, duas agremiações serão rebaixadas em 2012, para que em 2013 o Grupo Especial volte a ter 12 escolas.

DESFILE

A comissão de frente "Do sonho à inspiração" mostrava Roberto Carlos quando criança, puxando um caminhão de brinquedo que carregava um rádio. Quando ele ligava o aparelho, saíam notas musicais e a musa inspiradora da música (a atriz Claudia Raia), que desapareciam num passe de mágica.

Neste ano, a escola teve um novidade: a interação da comissão de frente com mestre-sala e porta-bandeira --o casal Claudinho e Selminha Sorriso.

Caio Guatelli/Danilo Verpa/Folhapress
Montagem mostra Cláudia Raia, que atuou na comissão de frente da Beija-Flor, e Roberto Carlos, homenageado da escola; veja mais fotos
Montagem mostra Cláudia Raia na comissão de frente da Beija-Flor e Roberto Carlos, homenageado da escola

O momento mais aguardado do desfile foi a passagem de Roberto Carlos, que estava na última alegoria, junto com várias crianças vestidas de anjos. O polêmico carro tinha as imagens de Jesus e de Nossa Senhora modificados a pedido da Arquidiocese.

Beija Flor

A Beija-Flor surgiu em 1948 como bloco de Carnaval e fez seu primeiro defile como escola de samba em 1954.

Neste ano, União da Ilha, Portela e Grande Rio não foram julgadas devido ao incêndio na Cidade do Samba, que destruiu grande parte das alegorias das três escolas. Apesar disso, elas reconstruíram as fantasias e desfilaram, mesmo sem notas dos avaliadores.

Ricardo Moraes/Reuters
Raíssa Oliveira, rainha da bateria da Beija-flor, desfilou na frente dos ritmistas da escola que homenageou Roberto Carlos
Raíssa Oliveira, rainha da bateria da Beija-flor, desfilou na frente dos ritmistas da escola que homenageou Roberto Carlos
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página