Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2011 - 21h12

Piauí confirma caso de dengue tipo 4 e pede ajuda ao Exército

Publicidade

YALA SENA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM TERESINA (PI)

A cidade de Teresina (PI) registrou o primeiro caso de dengue tipo 4. A paciente, uma estudante de 17 anos, foi internada, mas passa bem. O Laboratório Central de Fortaleza (CE), único de referência regional para este tipo de exame, confirmou o caso nesta sexta-feira.

Dengue cresce em 16 Estados do país
Leia a cobertura sobre a dengue no país

O vírus pode agravar os casos da doença, devido à falta de contato da população com ele.

No país, já houve registros de dengue tipo 4 nos Estados de Roraima, Amazonas e Pará. O Piauí é um dos 16 Estados brasileiros com risco de epidemia da dengue, e a capital é recordista de notificações. Em três meses, os casos aumentaram 600%, passando de 136 para 824.

A secretária estadual de Saúde, Lílian Martins, informou que o resultado do exame será comunicado ao Ministério da Saúde. 'O maior problema é que no Estado ainda não havia circulado esse tipo de dengue, o que faz com que toda a população esteja mais susceptível', afirmou.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, informou que a jovem contraiu o vírus dentro do Estado. 'Ela já teve alta e seu quadro não é de risco. Fizemos o isolamento da área onde foi registrado o caso e realizamos mutirões de limpeza', afirmou.

O caso foi registrado no bairro Auto da Ressurreição, zona sudeste de Teresina. Trata-se de uma área carente, com mais de 20 mil habitantes.

EXÉRCITO

Após o registro de um caso de dengue tipo 4, o presidente da Fundação Municipal de Saúde anunciou que vai pedir ajuda ao Exército para atuar nas áreas de maior resistência da população. No levantamento da prefeitura, a região norte da cidade concentra o maior número de casos. No Estado, são cerca de 2.200 casos da dengue, com uma morte registrada em Parnaíba, no litoral.

A dengue tipo 4 não é mais potente que os outros três vírus, segundo Pedro Leopoldino, e causa os mesmos sintomas: dores no corpo, na cabeça, nas articulações e na região dos olhos, além de febre, vômito e diarreia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página