Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2011 - 11h35

Donos recorrem à Justiça para evitar morte de cachorros

Publicidade

DE SÃO PAULO

Donos de cães com leishmaniose lutam na Justiça para livrá-los da eutanásia. Para o Ministério da Saúde, os animais devem ser sacrificados logo após o diagnóstico para evitar a contaminação de pessoas e outros animais. A informação é de reportagem de Elida Oliveira, publicada na Folha deste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

A doença, causada por protozoário e transmitida pela picada do mosquito-palha, pode matar. Especialistas garantem, porém, que é possível controlá-la com remédio.

Em meio à polêmica, a psicóloga Márcia de Jesus, 45, de Belo Horizonte, tratou o pitbull Vlad, de oito anos, com um remédio usado para combater uma doença reumatológica em humanos. Ela conseguiu mostrar à Justiça que o cão não tem mais sinais da doença, contraída há seis anos, e não representa perigo. Venceu a ação.

O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que a eutanásia é indispensável para cães doentes. "Tratá-los significa usar em larga escala os poucos medicamentos que temos para leishmaniose e, com isso, reduzir a eficácia dos produtos em humanos."

Claudio Vaz/Folhapress
O pitbull Vlad, tratado com remédio usado para combater doença reumatológica em humanos
O pitbull Vlad, tratado com remédio usado para combater doença reumatológica em humanos

Leia a edição completa da Folha deste domigo, que já está nas bancas.

Assine a Folha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página