Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2011 - 12h18

Líder do PT diz que Bolsonaro reincide em atos preconceituosos

Publicidade

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

A pressão contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) está cada vez maior. Agora foi a vez do líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), divulgar nota "em que repudia as declarações preconceituosas contra negros e homossexuais".

Presidente da OAB diz que Bolsonaro violou a Constituição
Bolsonaro levará ao 'CQC' foto de cunhado para negar racismo
Antes de polêmica, Bolsonaro reapresentou projeto sobre cotas
Não admito apologia ao homossexualismo, diz Bolsonaro
Mobilizações contra Bolsonaro crescem na internet
'Fui injustamente agredida', diz Preta Gil sobre Bolsonaro

O líder defende a adoção de todas as providências legais e regimentais pertinentes ao caso, lembrando que Bolsonaro é "reincidente em suas atitudes preconceituosas e autoritárias, incompatíveis com uma sociedade democrática, plural e multirracial".

Em nota, em nome de toda a bancada, Paulo Teixeira classificou a conduta do colega ainda como "deplorável" e diz que suas declarações ferem, portanto, a Constituição e as normas de convivência democrática.

"As declarações demonstram total desrespeito à condição de representante de todos os cidadãos e cidadãs brasileiras e, em especial, do povo de Rio de Janeiro, já que em seu dia a dia faz comentários jocosos e estereotipados a respeito das mulheres, negros, homossexuais e militantes dos direitos humanos e pela democracia em geral", afirmou.

Editoria de arte/Editoria de Arte/Folhapress

Na segunda passada, a cantora Preta Gil perguntou no programa "CQC", da TV Bandeirantes, como Bolsonaro reagiria se seu filho se apaixonasse por uma negra.

"Preta, não vou discutir promiscuidade. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu", respondeu o deputado, que alega não ter entendido a pergunta. Ele diz que achou que ela se referia a um relacionamento homossexual.

O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), também já havia dito que Bolsonaro caracteriza-se como um deputado "estúpido".

Seis representações já foram protocoladas na Câmara contra o deputado. Todas serão analisadas pela corregedoria. Inclusive a Unesco defendeu investigações contra o parlamentar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página