Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2011 - 20h07

Secretaria reduz prazo para polícias informarem dados criminais

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo reduziu em dez dias o prazo para que as polícias Civil e Militar enviem as informações de crimes à Coordenadoria de Análise e Planejamento, responsável por analisar e divulgar as estatísticas criminais no Estado.

A medida foi tomada pelo secretário Antonio Ferreira Pinto em resolução publicada nesta quinta-feira (31) no "Diário Oficial".

A resolução determina que a Delegacia Geral de Polícia e o Comando Geral da Polícia Militar remetam informações à secretaria até o 10º dia do mês seguinte ao mês da coleta das informações.

A resolução que estabeleceu os parâmetros atuais de divulgação das estatísticas, em 2001, estipulava que os dados fossem enviados até o 20º dia do mês seguinte.

A nova resolução foi publicada uma semana após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciar que, a partir de abril, os dados criminais passarão a ser publicados todos os meses e por distrito policial. Atualmente, as estatísticas são trimestrais e divulgadas por cidades.

A mudança de orientação ocorreu após reportagem da Folha mostrar que o sociólogo Túlio Kahn, que foi por muitos anos responsável pela coordenação das estatísticas criminais, mantinha uma empresa que comercializava estudos com base nelas.

Publicamente, Kahn defendia o sigilo do mapa da violência por distritos, sob o argumento de que, se tornados públicos, os dados poderiam desvalorizar imóveis em regiões específicas.

Kahn afirma que jamais violou o sigilo dos dados criminais, mas foi afastado de suas funções por Alckmin.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página