Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2011 - 19h21

Rio cobra medidas após explosão de bueiro da Light

Publicidade

FERNANDO MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA FOLHA, NO RIO

A Prefeitura do Rio cobrou providências da Light e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) devido aos acidentes envolvendo bueiros da Light na cidade.

Governo apura explosão em bueiro da Light
Light admite que novas explosões podem acontecer
Prefeito diz que local de acidente parece 'terrorismo'
Bueiro explode, atinge táxi e fere 5 em Copacabana

A concessionária responsável pelo fornecimento de energia terá de repassar os pontos críticos, considerados de alto risco em sua rede subterrânea, para evitar explosões de bueiros como a ocorrida na última sexta-feira, na avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana (zona sul). O acidente deixou cinco feridos.

O Secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Osório, informou em entrevista coletiva que foi um "desconforto" saber dos 130 pontos críticos da rede da Light através da mídia. Segundo ele, o município não foi oficialmente informado destes pontos.

Ainda segundo o secretário, a prefeitura assinou um decreto que será publicado amanhã no "Diário Oficial" do Município com três providências: está sendo formada uma comissão para acompanhar as ações da Light e da Aneel; uma empresa especializada será contratada para fornecer subsídios técnicos com opinião isenta, já que não é do governo nem das companhias envolvidas; a terceira ação se refere a um ofício que foi enviado à Justiça pedindo explicações tanto à Light, quanto à Aneel sobre o trabalho que está sendo feito para solucionar o problema.

"No documento pede-se à Light para informar se existem ou não pontos de risco. Se eles realmente existem, onde estão esses pontos. A prefeitura cobra da Aneel também que tem a função de fiscalizar a Light", explica Osório.

Sobre o acidente de sexta-feira, a Light informou hoje que 1.170 câmaras subterrâneas foram inspecionadas e destas, 1.040 foram modernizadas. As outras 130 estão em manutenção e avisa que elas não correm risco de explodir.

A empresa disse também que desde junho do ano passado vem priorizando a manutenção e modernização de sua rede subterrânea.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página