Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2011 - 21h20

Governo cria cartão para facilitar resposta a desastres

Publicidade

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou nesta segunda-feira a criação do Cartão da Defesa Civil, instrumento que permitirá que municípios e Estados em estado de calamidade pública recebam recursos do governo federal para enfrentar eventuais desastres naturais com menos burocracia.

O cartão também permitirá, segundo o ministro, o acesso público a extratos do cartão, como já é feito atualmente com os cartões corporativos, usados por funcionários de órgãos do governo federal para efetuar pequenas compras com dinheiro público.

De acordo com Bezerra, o plano do governo é iniciar o uso do cartão já a partir de maio.

O ministro participou, ao lado do presidente em exercício, Michel Temer, da abertura do 1º Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres, em um centro de convenções em Brasília.

O encontro ocorre exatamente três meses depois da tragédia provocada pelas chuvas na região serrana do Rio, em que mais de 900 pessoas morreram.

Em seu discurso, o ministro admitiu que, nos últimos anos, o governo priorizou recursos para ações de resposta a desastres, em vez de colocar mais dinheiro para ações de prevenção.

"Reconhecemos: o aporte de recursos em obras de resposta é significamente superior às obras preventivas", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página