Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2011 - 16h46

Menino que recebeu coração novo apresenta melhora

Publicidade

DO RIO

O menino Patrick Hora Alves,10, primeira criança a receber um coração artificial no país e que ganhou um novo órgão na sexta-feira (15), vem apresentando melhora nesta quarta-feira.

Segundo boletim médico do INC (Instituto Nacional do Coração), de Laranjeiras (zona sul do Rio), divulgado esta tarde, ele ainda se encontra em período crítico, mas vem respondendo às medicações e as funções orgânicas estão dando sinal de melhora.

A criança está sedada e ainda necessita de suporte renal e ajuda de aparelhos para respirar.

A equipe médica do INC considerou a cirurgia um sucesso. Uma moradora de Volta Redonda (Sul Fluminense), de 37 anos, foi a doadora do órgão.

CIRURGIA

Patrick havia recebido um coração artificial no final de março. O equipamento só poderia ser utilizado durante três meses.

Ele sofre de miocardiopatia restritiva, doença que faz com que as paredes do ventrículo fiquem mais grossas e rígidas, dificultando o bombeamento de sangue.

Em março, médicos identificaram dois coágulos em seu coração. Durante a cirurgia para retirar os coágulos, o órgão parou de bombear sangue e foi necessário utilizar o aparelho artificial.

As crianças não têm espaço suficiente na caixa torácica para acondicionar a máquina, por isso ela fica fora do corpo.

Patrick deve permanecer internado por pelo menos 30 dias. O risco de rejeição ao novo coração é de 5% a 10%.

O garoto terá de tomar medicamentos para evitar a rejeição do órgão pelo resto da vida, mas poderá levar uma vida normal, de acordo com os médicos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página