Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2011 - 14h31

SC tem 8º ataque contra prédios públicos de segurança do Estado

Publicidade

NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO

Dois homens jogaram um coquetel molotov contra uma base da Polícia Militar na noite de ontem (8) em São José, na Grande Florianópolis. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, esse é o oitavo ataque a prédios públicos de segurança em Santa Catarina em pouco mais de um mês.

Bases da Guarda e da PM são atacadas em SP

De acordo com relato de testemunhas à polícia, os suspeitos estavam em uma motocicleta e jogaram o artefato por volta das 19h30. O coquetel não chegou a explodir. Os dois homens fugiram logo após o ataque, registrado pelas câmeras de segurança dos prédios vizinhos.

Três policiais estavam de plantão no momento do incidente, segundo informações da PM. Ainda não há informação de quem possa ter cometido o atentado. A suspeita é de que ele esteja relacionado a integrantes da facção criminosa PGC (Primeiro Grupo Catarinense) e que a ordem tenha partido de penitenciárias do Estado.

ATAQUES

A onda de ataques a prédios de segurança em SC começou na madrugada do dia 1º de abril, quando uma bomba caseira explodiu em um posto da Polícia Militar na praia de Coqueiros, em Florianópolis. Não houve feridos.

Outros três ataques foram registrados em duas bases operacionais da polícia próximos à região da praia dos Ingleses e na 4ª Delegacia de Polícia Civil em Coqueiros, também na capital. Em todos os casos, homens atiraram contra o local.

O quinto ataque foi registrado na Central de Triagem de Florianópolis, no dia 20 de abril. Um artefato semelhante a uma bomba foi deixado próximo ao prédio da Central, mas não explodiu. No sexto ataque, em Itajaí, uma delegacia foi alvejada com mais de 30 tiros.

Já o penúltimo ataque ocorreu em uma delegacia de São José, também por ameaça de bomba, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

A Polícia Civil prendeu seis pessoas na última sexta-feira (6) suspeitas de integrar as ações.

SÃO PAULO

Na Grande São Paulo, uma base da Polícia Militar e uma da Guarda Municipal foram atacadas entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira.

A base da PM no terminal de cargas da rodovia Fernão Dias, na região do Parque Novo Mundo (zona norte de São Paulo), foi atingida por tiros disparados por ocupantes de um Gol, durante a madrugada, segundo a corporação. Duas balas atingiram o carro particular de um policial de plantão; os outros atingiram colunas do prédio.

Na noite de domingo, uma base da Guarda Municipal de Santo André (ABC paulista) foi atingida por tiros disparados pelos criminosos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página