Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2011 - 10h27

Moradores aprovam estação Pinheiros do metrô de São Paulo

Publicidade

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

Na semana que o projeto de criação da estação Angélica do metrô causou polêmica, os vizinhos de outra estação, a Pinheiros, na zona oeste, dizem ser favoráveis à chegada dos trens.

A expectativa é maior entre os donos de comércio, que esperam aumentar seus lucros com a passagem de mais gente pelas ruas.

"Para os comerciantes daqui, principalmente aqueles que vendem doces ou trabalham com café da manhã, o metrô será bom", diz João Correa, dono de um restaurante na rua Pais Leme, a 200 metros da estação Pinheiros.

Amanhã, a estação Pinheiros, da linha 4-amarela, será aberta ao público. E como as outras três paradas em operação no mesmo ramal (Butantã, Faria Lima e Paulista) funcionará em horário reduzido, das 4h40 às 15h.

Os arredores do local têm poucas moradias. Ou existem grandes prédios de escritórios, ou comércios como bares e restaurantes.

Algumas casas mais próximas acabaram demolidas, após o acidente de 2007, quando uma cratera se abriu no canteiro de obras do metrô. Sete pessoas morreram.

Rubens Cavallari-14.abr.2011/Folhapress
Estação Pinheiros da linha 4-amarela do metrô, que estará aberta ao público amanhã; moradores aprovam
Estação Pinheiros da linha 4-amarela do metrô, que estará aberta ao público amanhã; moradores aprovam

EXPECTATIVA

No sentido da avenida Paulista, a estação Fradique Coutinho é outra que vai ficar perto de uma área residencial. Ela deve ser inaugurada, segundo o metrô, em 2014.

Localizada na rua dos Pinheiros, a estação cria expectativa entre empresários instalados a um quarteirão do local. "Existe até a ideia de se fazer um bulevar [para incrementar o comércio] nesta área", diz Glauco Félix, gerente de uma loja da região.

Segundo ele, apenas um morador do quarteirão, "que é contra tudo", tentou barrar o prédio da estação.

O entorno da estação Fradique é totalmente comercial. Existem poucos prédios residenciais a menos de uma quadra. "Ser contra o metrô é algo rançoso. Atrasado", diz.

De acordo com Félix, mesmo em Higienópolis, o metrô será positivo. "Até para que as empregadas, e os trabalhadores em geral, possam chegar no horário".

O bairro citado por Félix virou alvo de uma polêmica. Tudo por causa de o Metrô ter desistido de construir uma estação na avenida Angélica, no coração de Higienópolis.

Apesar de a empresa afirmar que a decisão é técnica, no ano passado, 3.500 pessoas --entre frequentadores e moradores da região-- assinaram um abaixo-assinado contra a estação.

Após a desistência do Metrô, outros moradores de Higienópolis disseram publicamente que são favoráveis a chegada dos trens.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página