Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2011 - 00h10

Maria Elizabeth da Baviera (1914-2011) - Princesa pintora de porcelanas

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Só para os casamentos dos filhos, Maria Elizabeth, a princesa da Baviera especialista em pintura de porcelanas, decorou 288 peças. Mãe de 12 filhos, ela fez questão de presentear cada um deles com um jogo completo de jantar, com 24 itens trabalhados pelas próprias mãos.

Leia sobre outras mortes

Nascida na Alemanha, na 1ª Guerra, Maria Elizabeth da Baviera de Orleans e Bragança era neta de Luís 3º, último rei da Baviera, pertencente ao Império Alemão.

Quando tinha quatro anos, porém, o reino caiu, e sua família se viu perseguida. Tiveram de se mudar para a Hungria.

Maria Elizabeth, cuja primeira língua era o alemão, teve professora particular. Aprendeu inglês e francês.

Na Europa, conheceu o príncipe dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, neto da princesa Isabel (1846-1921). Em 1937, casaram-se, e ela se tornou princesa do Brasil. A partir de 1945, viveram em Petrópolis (RJ), numa fazenda no PR, onde ela deu aulas de catecismo, e em Vassouras (RJ).

Como o marido fazia aquarelas, os dois passavam o tempo juntos, pintando. Durante um tempo de dificuldades, os trabalhos eram vendidos para ajudar na renda.

Em 1981, ao ficar viúva, foi morar com uma filha no Rio e dedicou-se a formar professores de arte numa ONG. Pintou porcelanas até os 90.

Segundo o filho dom Alberto, a mãe, muito religiosa, era firme em suas posições, mas tinha momentos de descontração. Na sexta (13), ela morreu aos 96, de falência de órgãos. Teve 29 netos e nove bisnetos. Seu neto Pedro Luiz morreu em 2009, aos 26, no acidente da Air France.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página