Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2011 - 11h18

Ato contra novo Código Florestal reúne 1.500 no Ibirapuera

Publicidade

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Às vésperas de mais uma votação das mudanças no Código Florestal, cerca de 1.500 pessoas se manifestaram contra o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), no parque Ibirapuera, na zona sul de SP, na manhã de ontem.

A mobilização fez parte do Viva a Mata 2011, evento organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica. O projeto de mudanças no Código Florestal pode ser votado a qualquer momento pela Câmara dos Deputados.

O evento reuniu políticos como a ex-senadora Marina Silva (PV) e os deputados federais Ricardo Tripoli (PSDB), Paulinho Teixeira (PT) e Ivan Valente (PSOL), o MST e ONGs como Greenpeace, WWF e Pau Brasil.

Em discurso, Marina Silva disse que todos os ex-ministros do Meio Ambiente vão entregar à presidente Dilma Rousseff uma carta pedindo veto às mudanças propostas.

Rodrigo Capote/Folhapress
Manifestantes e membros de SOS Florestas participam de um protesto em favor da preservação das florestas
Manifestantes e membros de SOS Florestas participam de um protesto em favor da preservação das florestas

Para ambientalistas, as mudanças propostas irão agravar o desmatamento, enchentes e prejudicar até a produção agrícola.

Marina disse também que o contexto de votação é ruim porque "um grupo acha que pode trocar a votação do Código pela não investigação" das denúncias contra o ministro da Casa Civil Antonio Palocci. A Folha revelou, na semana passada, que Palocci multiplicou seu patrimônio por 20 em quatro anos.

Marina também atribuiu o aumento de desmatamentos na região amazônica à expectativa da aprovação das mudanças feitas pelo deputado Aldo Rebelo.

"Isso já fez com que o desmatamento aumentasse em 400%. Se essa lei for aprovada, perderemos o controle completo", Marina.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página