Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2011 - 11h19

"Vestido" só com uma flor, poeta causa polêmica em Aracaju

Publicidade

NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO

Fotografias de um homem nu, "vestido" apenas com uma flor em meio a um mobiliário secular da antiga sede do governo de Sergipe, estão causando polêmica na internet. Nas imagens, o poeta sergipano Araripe Coutinho, 43, posa no Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju, capital do Estado.

O palácio, que hoje é um museu, foi construído em 1863. O imóvel foi sede do governo até 1995, quando foi fechado para restauração.

A polêmica surgiu depois que as fotos, tiradas em 2005, segundo o poeta, foram parar no Facebook. O assunto chegou a ocupar os "trending topics" (assuntos mais comentados) do Twitter ontem. Parte da população local não "curtiu" a iniciativa.

Com a repercussão, Coutinho, que tem 12 livros publicados, diz que não pode mais sair de casa. "Se fosse um homem sarado, ninguém acharia nada demais. Mas é um poeta gay, gordo, preto e nordestino", afirma.

Alessandro Sagatto/Divulgação
Poeta Araripe coutinho posa "vestindo" flor dentro do palácio Olimpio Campos e causa polêmica
Poeta Araripe coutinho posa "vestindo" flor dentro do palácio Olimpio Campos e causa polêmica

Segundo Coutinho, as fotos não tiveram a intenção de "macular" a imagem do museu, e sim de homenageá-lo. Ele diz que as fotos integram o livro "Obra Poética Reunida", lançado há três anos.

O governo de Sergipe abriu uma sindicância interna para apurar quem autorizou as fotos, já que o prédio foi reaberto ao público apenas em maio de 2010.

Coutinho diz que entrou pela garagem. "O museu é grande, e ninguém viu. Isso mostra como o patrimônio brasileiro é abandonado."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página