Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2011 - 11h52

Após 15 anos sem registro, zoológico de Niterói vai fechar

Publicidade

LUIZA SOUTO
DO RIO

Funcionando há 15 anos sem registro, segundo o Ibama, o zoológico de Niterói, na região metropolitana do Rio, será fechado. Desde outubro, o Ibama está retirando os animais da unidade por determinação judicial.

A Justiça determinou a retirada de todos os bichos, após concluir que o zoológico não cumpriu as determinações do Termo de Ajustamento de Conduta, o TAC, firmado com o Ibama em 2004.

Ele previa, entre outros itens, a construção de áreas para abrigar espécies que, para o Ibama, viviam em condições inadequadas.

A decisão é contestada pela instituição judicialmente. "Nós cumprimos, sim, mas o Ibama nem sequer veio vistoriar e já saiu levando os animais", diz Giselda Candiotto, presidente da Zoonit (Fundação Zoológico de Niterói).

Pouco mais de cem animais já foram retirados. Entre eles está a leoa Elza, 10, levada ao zoológico de Brasília.

Após a partida de Elza, Dengo, 11, seu companheiro há oito anos, entrou em depressão. Perdeu 8 kg desde fevereiro, mês da partida de Elza. "Ele nunca mais comeu direito", disse Giselda.

O médico-veterinário Paulo Camacho, superintendente substituto do Ibama, discorda: "Ele não é monogâmico e não tem a percepção de estar ligado à fêmea. Esses valores não existem".

Segundo ele, os animais já retirados do zoológico foram para as unidades de Brasília e Volta Redonda (RJ) e para um criadouro no Paraná.

Rafael Andrade/Folhapress
Leão Dengo ficou deprimido após companheira ir embora, diz presidente da Fundação Zoológico de Niterói, que foi fechado
Leão Dengo ficou deprimido após companheira ir embora, diz presidente do Zoológico de Niterói, que foi fechado
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página