Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2011 - 14h44

Deputados ameaçam trancar pauta se bombeiros não forem soltos

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO

O protesto que centenas de bombeiros fazem nas escadarias da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) já alcançou o primeiro resultado. Deputados decidiram criar uma frente parlamentar em defesa da categoria e prometem trancar a pauta se não forem soltos os 439 bombeiros presos após a invasão do quartel central, na última sexta.

Veja imagens do protesto
Veja momento em que Bope invade quartel dos bombeiros no Rio
Bombeiros acampam em frente à Assembleia Legislativa do Rio
Entidade quer negociar salários de bombeiros com governo do Rio
Bombeiros presos de manhã receberam comida só às 18h
Após prisões, bombeiros do Rio fazem operação-padrão

A situação dos militares será discutida em uma reunião marcada para a tarde de hoje, no gabinete do deputado estadual Marcelo Freixo (P-SOL). "Estamos criando uma frente parlamentar em defesa do Corpo de Bombeiros. Vamos brecar a pauta da Assembleia a semana inteira, enquanto os bombeiros não forem soltos", disse Freixo.

Foram convidados para participar da reunião representantes da categoria, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e da Defensoria Pública.

Um grupo de bombeiros passou a madrugada desta segunda acampados em frente à Alerj em mais um ato de protesto. Há cerca de um mês os bombeiros estão em campanha salarial. Eles reivindicam um aumento de R$ 950 para R$ 2.000, além de melhorias em suas condições de trabalho.

O secretário da Casa Civil do Rio, Régis Fichtner, disse hoje que, no momento, não existe diálogo com os bombeiros sobre as reivindicações da categoria.

"O canal de diálogo estava aberto. Ele foi fechado com a invasão", afirmou o secretário se referindo a ocupação do quartel central da corporação do Rio na última sexta-feira. Cerca de 2.000 manifestantes permaneceram no local que PMs do Batalhão de Choque invadiram o local.

Divulgação
Bombeiros se aglomeram no quartel de Jurujuba, em Niterói, transformado em presídio improvisado
Bombeiros se aglomeram no quartel de Jurujuba, em Niterói, transformado em presídio improvisado
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página