Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2011 - 12h10

Nuvem de cinzas deve chegar ao RS na tarde desta segunda-feira

Publicidade

NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO

Uma nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue deve passar sobre parte do Rio Grande do Sul a partir do início da tarde desta segunda, segundo previsão do Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), que monitora o avanço da nuvem por imagens de satélite. Até às 11h de hoje, a nuvem se deslocava sobre o Uruguai e se aproximava do sudeste do RS.

SP e Rio acumulam 17 voos cancelados devido às cinzas de vulcão
TAM e Gol suspendem voos para Buenos Aires e Montevidéu
Veja galeria de imagens do vulcão chileno
Veja imagens dos aeroportos afetados pelo vulcão

De acordo com Saulo Freitas, pesquisador do Cptec/Inpe, a nuvem se desloca entre 7 km a 10 km de altitude e não deve passar sobre Porto Alegre. Ainda assim, segundo Freitas, a chegada da nuvem de cinzas pode trazer novos cancelamentos de voos no aeroporto do Estado. "Por questões de precaução, é melhor evitar o trânsito aéreo nessas situações", afirma.

Arte/Folha

Na manhã de hoje, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, operava em condições normais de visibilidade, segundo informações da Infraero. Mas a presença da nuvem de cinzas em outros países ainda afetava voos internacionais. Pelo menos quatro voos que estavam programados para sair da capital gaúcha foram cancelados, sendo dois para Buenos Aires, um para Montevidéu e outro para Rivera.

Os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP) e do Galeão, no Rio, também acumulavam cancelamento em decorrência das cinzas. Até o início da tarde eram, ao menos, 17 partidas canceladas.

Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroporto brasileiros), o aeroporto de Cumbica era o que tinha maior número de cancelamento, sendo sete para Buenos Aires e outras três de Montevidéu. Já no Galeão eram 7 partidas canceladas, entre elas seis para Buenos Aires e uma para Montevidéu.

Arte/Folhapress

PREVISÃO

A nuvem de cinzas que se aproxima do RS é impulsionada pelos ventos que seguem em direção ao Nordeste do país. De acordo com Freitas, a passagem de um ciclone extratropical mudou a direção dos ventos.

Após passar parcialmente pelo RS, a previsão é que a nuvem se desloque para o oceano na noite desta segunda-feira. Amanhã (14), a nuvem deve se deslocar apenas sobre a Argentina e o Uruguai.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página