Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2011 - 19h33

Ex que atirou em delegada dentro de delegacia vai a júri

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ex-policial civil Fábio Agostino Macedo, preso em dezembro após ter matado a delegada Denise Quioca, 28, dentro do 1º DP de Guarulhos (Grande SP), será julgado pelo Tribunal do Júri.

Promotoria denuncia ex que atirou em delegada em Guarulhos
Delegada é assassinada por ex em delegacia em Guarulhos
Delegada havia registrado agressão de ex-namorado

Reprodução
Ex-policial Fábio Agostino Macedo, 33, ex-namorado da delegada Denise Quioca, 28, assassinada dentro do 1º DP de Guarulhos (Grande SP)
Fábio Agostino Macedo, ex-namorado da delegada Denise Quioca, 28, assassinada dentro do 1º DP de Guarulhos (SP)

A decisão de pronunicar Macedo foi tomada nesta sexta-feira, após audiência no Fórum de Guarulhos. Macedo foi ouvido por videoconferência do local onde está preso, o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté (140 km de São Paulo). A data do julgamento ainda não foi marcada e sua defesa pode recorrer.

Macedo foi denunciado (acusado formalmente) pelo Ministério Público por homicídio triplamente qualificado: motivo torpe, emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.

De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública, ele era investigador da polícia e foi expulso da corporação por abuso de autoridade, lesão corporal e porte ilegal de arma.

No dia do crime, 23 de dezembro, o ex-policial entrou na sala da delegada armado com três pistolas --de calibres .40,.45 e 380. Os dois discutiram e ele disparou 19 vezes contra a ela, usando duas das armas. Ela morreu na hora. Macedo se entregou aos policiais do plantão.

Na denúncia, o promotor Marcelo Alexandre de Oliveira conta que Macedo foi namorado de Denise por cerca de nove anos, mas não se conformava com o término do relacionamento. Segundo a policia, a delegada era casada com um oficial da PM.

A reportagem não conseguiu falar com a defesa do acusado.

BOLETINS

Antes do crime, a delegada havia registrado pelo menos dois boletins de ocorrência contra o ex-namorado, um deles de agressão.

Em boletim de violência doméstica registrado na Corregedoria da Polícia Civil em setembro de 2010, a delegada relata que Macedo a impedia de terminar o relacionamento e a teria agredido dentro de um hotel, no centro de Guarulhos.

Na ocasião, o ex-policial também teria se ferido propositalmente. O objetivo era ameaçá-la com uma eventual denúncia de agressão na Corregedoria, segundo a delegada. No boletim, Denise havia formalizado a vontade de processar Macedo criminalmente.

No dia seguinte, 19 de setembro, mais um boletim de ocorrência foi registrado pela delegada. Dessa vez, por perturbação da ordem e na própria delegacia onde ela trabalhava.

Segundo esse novo registro, Macedo teria ido à sede do 1º DP de Guarulhos e se recusava a sair do prédio sem a companhia da delegada. Nesse boletim, porém, Denise afirma que não tinha interesse em processar o ex-policial criminalmente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página