Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2011 - 20h24

Padre usa colete à prova de balas para rezar missa no AM

Publicidade

LUCIANA DYNIEWICZ
DE SÃO PAULO

O padre Benjamim Araújo Tavares, de Boa Vista do Ramos (a leste de Manaus), realizou uma procissão e rezou três missas durante o último fim de semana vestindo um colete à prova de balas por baixo da batina.

Ele diz que recebe ameaças de morte, por mensagens via celular, desde o começo do mês. De acordo com o padre, uma das últimas ameaças foi feita pouco antes da procissão de sábado. O texto afirmava que ele seria assassinado durante a missa.

A delegada Ana Denise Machado, que está com o caso, diz acreditar "que [a ameaça] seja por parte do prefeito [Elmir Lima Mota (PSC)]".

A primeira intimidação, de acordo com o padre, ocorreu em 4 de julho. Três dias antes, ele havia participado de uma manifestação contra o prefeito da cidade, que é diácono da Assembleia de Deus.

Benjamin diz ser favorável ao afastamento do prefeito porque os funcionários estão com seus salários atrasados.

Além disso, afirma que a manifestação ocorreu porque os vereadores aprovaram a prestação de contas de 2009 da prefeitura mesmo após o Tribunal de Contas do Estado apontar irregularidades.

O prefeito, porém, diz que os salários estão em dia e que os problemas nas contas eram dívidas de gestões passadas. "Tanto que a Câmara Municipal aprovou."

Mota afirma ainda que é ele quem recebe ameaças. O conflito ocorre, segundo o prefeito, em decorrência do apoio a diferentes grupos políticos. O padre estava com Alfredo Nascimento (PR) nas eleições do ano passado. Mota, com Omar Aziz (PSD).

O bispo de Parintins, dom Giuliano Frigeni, afastou o padre da cidade. Frigeni cogita a possibilidade de alguém estar querendo criar uma desavença entre as religiões.

O padre Benjamin conta que mudou seu número de telefone celular há três dias, mas que voltou a ser ameaçado ontem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página