Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2011 - 18h14

Piloto de avião da Noar é cremado com honras da Aeronáutica em PE

Publicidade

RENATO CASTRONEVES
DE SÃO PAULO

O piloto do avião que caiu na manhã de quarta-feira (13), em Recife, foi cremado em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana da capital, com homenagens e honras fúnebres da Força Aérea Brasileira.

Veja galeria de imagens do acidente
Veja a lista de vítimas do acidente em Recife
Veja em flash como aconteceu o acidente
Caixa-preta de avião foi danificada pelo fogo
Avião que caiu é do mesmo modelo de acidente de 2006
PE decreta luto de três dias após queda de avião
Avião caiu em Recife três minutos após decolagem
Piloto de avião estava substituindo colega em Recife
Piloto de avião disse que tentaria pousar em praia
Envie relatos ou fotos da queda do acidente

Rivaldo Cardoso, 68, era brigadeiro reformado da Aeronáutica, tinha 40 anos de experiência em voos com passageiros e de carga. As cinzas do corpo devem ser entregues à família e serão levadas para Maceió (AL), onde mora sua família.

No dia do acidente, após decolar, o piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que iria retornar. Em seguida, ele comunicou que tentaria um pouso forçado na praia de Boa Viagem.

O avião caiu em um terreno à beira-mar cerca de três minutos depois de decolar. Com o impacto, a aeronave pegou fogo e explodiu. Dezesseis pessoas --dois tripulantes e 14 passageiros-- morreram.

Diego Nigro/Efe
Destroços do avião da empresa Noar, que ia de Recife para Mossoró (RN) e caiu no bairro de Boa Viagem logo após decolar
Destroços do avião da empresa Noar, que ia de Recife para Mossoró (RN) e caiu logo após decolar

Outras quatros vítimas do acidente foram enterradas nesta sexta no cemitério Morada da Paz, em Paulista, na região metropolitana de Recife. O copiloto Roberto Gonçalves, 55, e o engenheiro Marcelo Campelo, 66, foram sepultados pela manhã.

Segundo o cemitério, a engenheira Maria da Conceição de Oliveira, 46, e o gerente Ivanildo Santos Filho, 46, foram enterrados no mesmo local às 13h e às 14h, respectivamente.

Das 16 pessoas que morreram na queda da aeronave, 11 já foram identificadas. Estão na lista o supervisor de frota Natan Braga da Silva, 39, a professora universitária Antônia Jalles, o dentista Raul Farias, 24, o professor universitário e dentista Bruno Albuquerque, 41, o empresário André Freitas, 39 e o diretor da construtora Moura Dubeux Marcos Ely Soares de Araújo, 44.

A diretora do IML (Instituto Médico Legal) de Pernambuco afirmou que a maioria das vítimas do avião morreu com o impacto da queda, antes da explosão.

"As análises preliminares mostram que a maioria [das vítimas] morreu em razão de politraumatismo, e não pelo fogo", afirmou a diretora do IML, Joyse Breenzinckr.

INVESTIGAÇÃO

Os gravadores da caixa-preta do avião foram danificados pelo fogo. No entanto, o presidente da comissão que investiga o acidente no Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), coronel Fernando Silva Alves de Camargo, disse que, apesar dos danos, as condições de leitura dos equipamentos ainda serão verificadas. A afirmação foi feita em entrevista concedida à rádio Força Aérea AM.

Também serão analisados outros materiais coletados, como motores e hélices.

Segundo o delegado secccional de Boa Viagem, Guilherme Mesquita, responsável pelo inquérito que investiga o caso, os depoimentos de testemunhas e representantes da Noar vão começar na próxima segunda-feira.

Veja flash

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página