Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2011 - 00h10

José Acácio Santana (1939-2011) - Especialista em canto coral sacro

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Na recepção ao papa João Paulo 2º, em 1991, Florianópolis (SC) organizou um enorme coral. As mil vozes foram regidas pelo maestro José Acácio Santana, considerado o maior especialista do país em canto coral sacro.

Leia sobre outras mortes

De família de origem portuguesa, José Acácio nasceu em São Pedro de Alcântara, município catarinense que hoje tem 4.704 habitantes.

Aos 14, saiu de sua cidade para fazer seminário em São Ludgero (SC), mas desistiu de ser padre para cursar faculdade de música em Curitiba (PR). Depois, casou-se e foi morar em Florianópolis.

Versátil, compunha desde canções infantis a óperas. Também foi responsável por alguns hinos, como o de Criciúma, em Santa Catarina.

Sua última grande obra, como conta a irmã Maria Lauza, foi a ópera "O Imigrante", sobre o centenário da imigração alemã em SC.

Chegou a ser maestro do coral da Universidade Federal de Santa Catarina, segundo a família. Ao longo de toda a carreira, ajudou a criar mais de 200 corais pelo país.

Estudou ainda na Alemanha e trabalhou com corais em Portugal. Deixou sua obra registrada em 12 CDs.

A irmã conta que o maestro era alegre e sempre tinha uma rima para tudo, o que herdara do pai, repentista.

Exigente e perfeccionista, não admitia deslizes dos músicos _as notas tinham que ser executadas exatamente como estavam escritas.

Sofria de câncer. Morreu na segunda, aos 71, em Florianópolis. Teve três filhos, do primeiro casamento, e três netos. Estava casado com Marta, enfermeira. Foi enterrado em sua cidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página