Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2011 - 14h36

PF abre inquérito e cria impasse na investigação sobre acidente em PE

Publicidade

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o acidente com o bimotor LET-410 da Noar Linhas Aéreas, que caiu em Recife (PE) no último dia 13, matando as 16 pessoas que estavam a bordo.

Veja galeria de imagens do acidente
Veja em flash como aconteceu o acidente
Veja a lista de vítimas do acidente em Recife
Polícia começa a ouvir diretores da Noar sobre acidente em PE
Anac realiza auditoria para investigar companhia Noar
Corpos das últimas vítimas de acidente aéreo são enterrados
Companhia aérea Noar anuncia suspensão temporária dos voos

O procedimento, feito a pedido do Ministério Público Federal, provocou um impasse, porque a mesma investigação já vem sendo feita pela Polícia Civil de Pernambuco. "Instalou-se um conflito de competência", disse o delegado da Polícia Civil que apura o caso, Guilherme Mesquita.

Segundo ele, apenas uma das instituições poderá concluir o trabalho. As Justiças Federal e Estadual vão se manifestar e, caso o impasse persista, a decisão caberá ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), informou a PF.

Diego Nigro/Efe
Destroços do avião da empresa Noar, que ia de Recife para Mossoró (RN) e caiu no bairro de Boa Viagem logo após decolar
Destroços do avião da Noar, que ia de Recife para Mossoró (RN) e caiu no bairro de Boa Viagem após decolar

A Polícia Federal entrou na investigação porque a aviação civil está submetida a legislação nacional e é controlada por órgão federal. Já a Polícia Civil decidiu apurar o caso por se tratar de um acidente ocorrido em Recife.

Enquanto o impasse continua, as duas polícias anunciaram que manterão seus cronogramas de investigação. Mesquita deve ouvir no final da tarde desta terça-feira (19) três testemunhas do acidente. Ainda esta semana, diretores e funcionários da companhia aérea também deverão depor.

Na PF, o delegado Renato Cintra, designado para a investigação, solicitou cópias de documentos em poder da Polícia Civil e informações à Noar. Tanto a Polícia Civil quanto a PF declararam que cumprirão o que a Justiça determinar.

"Não existe nenhum problema", disse o delegado da Polícia Civil. "Se a investigação ficar com a PF, vamos repassar tudo o que temos", declarou ele. A PF manifestou a mesma posição.

ACIDENTE

O avião bimotor da Noar, que ia de Recife (PE) para Mossoró (RN), caiu após decolar do aeroporto Gilberto Freyre na na manhã de quarta-feira (13).

Após a decolagem, o piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que iria retornar. Em seguida, ele comunicou que tentaria um pouso forçado na praia de Boa Viagem.

O avião caiu em um terreno à beira-mar cerca de três minutos depois de decolar. Com o impacto, a aeronave pegou fogo e explodiu. Dezesseis pessoas --dois tripulantes e 14 passageiros-- morreram.

Todas as vítimas tiveram politraumatismo como causa da morte, provocado pelo impacto na queda.

INVESTIGAÇÃO

Os gravadores da caixa-preta do avião foram danificados pelo fogo. No entanto, o presidente da comissão que investiga o acidente no Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), coronel Fernando Silva Alves de Camargo, disse que as condições de leitura dos equipamentos ainda serão verificadas.

Também serão analisados outros materiais coletados, como motores e hélices da aeronave.

Veja flash

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página