Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2011 - 20h35

Justiça determina que apenas PF investigue acidente aéreo em PE

Publicidade

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

A investigação do acidente com o bimotor da Noar Linhas Aéreas, que caiu em Recife (PE) no último dia 13, matando seus 16 ocupantes, será feita exclusivamente pela Polícia Federal, e não mais pela Polícia Civil de Pernambuco, como vinha acontecendo até agora.

Veja galeria de imagens do acidente
Veja em flash como aconteceu o acidente
Veja a lista de vítimas do acidente em Recife
PF abre inquérito e cria impasse na investigação sobre acidente em PE
Polícia começa a ouvir diretores da Noar sobre acidente em PE
Anac realiza auditoria para investigar companhia Noar
Corpos das últimas vítimas de acidente aéreo são enterrados
Companhia aérea Noar anuncia suspensão temporária dos voos

A decisão foi tomada nesta terça-feira pela Justiça Federal, que determinou que a apuração do caso é de competência exclusiva da União, controladora da navegação aérea no país.

A Justiça Estadual também deveria se manifestar sobre o caso, mas a Polícia Civil decidiu deixar as investigações, após reunião entre representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual na tarde desta terça.

No encontro, foram feitas análises sobre a legislação que envolve os acidentes aéreos, e a conclusão foi de que cabe à PF apurar o caso. Os procuradores lembraram que um erro de competência nas investigações poderia até beneficiar os eventuais culpados.

O delegado da Polícia Civil que conduzia os trabalhos, Guilherme Mesquita, disse que repassará à PF todas as informações e documentos coletados até agora. Uma reunião nesta quarta-feira na Secretaria da Defesa Social do Estado definirá como isso será feito.

Até o início da tarde, as duas polícias trabalhavam de forma paralela, em dois inquéritos distintos. A Polícia Civil apurava o acidente sob alegação de que ele ocorreu em Recife. Já a PF entrou na investigação a pedido do Ministério Público Federal.

O delegado federal Renato Cintra, designado para a investigação, havia solicitado cópias de documentos em poder da Polícia Civil e informações à Noar. A Polícia Civil preparava-se para ouvir, esta semana, os funcionários e diretores da companhia aérea.

Diego Nigro/Efe
Destroços do avião da empresa Noar, que ia de Recife para Mossoró (RN) e caiu no bairro de Boa Viagem logo após decolar
Destroços do avião da Noar, que ia de Recife para Mossoró (RN) e caiu no bairro de Boa Viagem após decolar

ACIDENTE

O avião bimotor da Noar, que ia de Recife (PE) para Mossoró (RN), caiu após decolar do aeroporto Gilberto Freyre na na manhã de quarta-feira (13).

Após a decolagem, o piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que iria retornar. Em seguida, ele comunicou que tentaria um pouso forçado na praia de Boa Viagem.

O avião caiu em um terreno à beira-mar cerca de três minutos depois de decolar. Com o impacto, a aeronave pegou fogo e explodiu. Dezesseis pessoas --dois tripulantes e 14 passageiros-- morreram.

Todas as vítimas tiveram politraumatismo como causa da morte, provocado pelo impacto na queda.

INVESTIGAÇÃO

Os gravadores da caixa-preta do avião foram danificados pelo fogo. No entanto, o presidente da comissão que investiga o acidente no Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), coronel Fernando Silva Alves de Camargo, disse que as condições de leitura dos equipamentos ainda serão verificadas.

Também serão analisados outros materiais coletados, como motores e hélices da aeronave.

Veja flash

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página