Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2011 - 09h07

Projeto obriga restaurante a informar calorias no cardápio

Publicidade

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

Ir a um restaurante e saber exatamente as calorias que vai consumir. Isso pode ser possível se o legislativo federal aprovar um projeto que obriga os estabelecimentos a colocar no cardápio os valores calóricos dos produtos.

A proposta, que tramita na Câmara, prevê punições previstas no Código de Defesa do Consumidor, como multa, suspensão do fornecimento e até cassação da licença.

Autor do projeto, o deputado Mendes Thame (PSDB-SP) alega que, muitas vezes, o consumidor ingere comidas calóricas por falta de informação. Ele cita estudo do Ministério da Saúde que mostra que 40% da população está acima do peso.

Com quatro unidades na Câmara, o restaurante Naturetto expõe, desde maio, cartazes com informações nutricionais. Segundo Igor Alves, nutricionista da rede, a medida foi adotada após exigência da própria Câmara.

Marcelo Camargo/Folhapress
Com quatro unidades na Câmara, restaurante Naturetto expõe cartazes com as informações nutricionais
Com quatro unidades na Câmara, restaurante Naturetto expõe cartazes com as informações nutricionais

Jaime Recena, presidente no DF da associação de bares e restaurantes, acha que a medida pode onerar os estabelecimentos, que precisariam de mais nutricionistas.

Hoje, muitas redes de fast food seguem um termo de conduta proposto, em 2010, pela Promotoria de MG e pela Anvisa. A obrigatoriedade para rotulagem nutricional é só para produtos embalados.

O projeto, que aguarda parecer na Comissão de Defesa do Consumidor, tem caráter conclusivo, ou seja, não precisa passar pelo plenário da Câmara. Se for aprovado, segue para o Senado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página