Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2011 - 16h22

Procuradoria quer que aéreas emitam documento de overbooking

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Ministério Público Federal em Guarulhos, na Grande São Paulo, entrou na Justiça para que todas as companhias aéreas que operam no aeroporto de Cumbica sejam obrigadas a emitir um documento para os passageiros que forem impedidos de embarcar por causa de overbooking.

Trem popular será estendido até o aeroporto de Guarulhos
Juizados de aeroportos recebem 18 mil reclamações em 1 ano
Bagagem demora até 90 minutos no aeroporto de Cumbica
Governo vai proibir overbooking nas férias

O overbooking é a prática, comum nas empresas aéreas, de vender mais assentos do que o número de lugares disponíveis no avião.

Na ação civil pública, a Procuradoria pede que, caso o documento não seja emitido, as empresas sejam multadas em R$ 10 mil, revertidos ao passageiro.

Também foi pedido que as companhias adotem as medidas previstas na resolução 141 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil): garantir reacomodação em outro voo, reembolsar o valor da passagem, ou realizar o transporte em outra modalidade.

De acordo com a Procuradoria, a regulamentação atual não é capaz de conter os abusos e, entre 2009 e 2010, foram emitidas 151 autuações contra companhias no aeroporto de Cumbica.

"Não queremos acabar com o overbooking, mas acabar com o desrespeito contra o consumidor na prática do overbooking", afirma o procurador Matheus Baraldi Magnani, autor da ação.

Ele diz que, atualmente, as companhias aéreas planejam muito mal a venda de passagens e a prática do overbooking, causando graves prejuízos ao consumidor.

Para ele, caso a Justiça aceite a ação, as companhias serão obrigadas a organizar melhor seu sistema de vendas e a prestar mais atenção aos direitos dos passageiros.

"A ideia de reverter a multa para o consumidor é estimular que ele procure exercer seu direito, pois terá todo o interesse que a medida seja aplicada", disse.

O procurador, que atua no aeroporto de Cumbica há quase dez anos, já conseguiu que a Infraero (estatal que administra o aeroporto) aumentasse o número de ônibus para o transporte de passageiros, o que reduziu a lotação nas salas de embarque.

"Não é a primeira, nem será a última ação para melhorar as condições do aeroporto. Também vamos tratar dos atrasos em voos e das bagagens, por exemplo", disse o procurador.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página