Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2011 - 12h54

Nova remoção de favela ocorre sem conflitos em Ribeirão Preto (SP)

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

Depois da dramática reintegração de posse na área da favela da Família, no dia 5 de julho, em Ribeirão Preto (313 km de SP), que terminou com 11 feridos em ação da PM (Polícia Militar), a remoção das 238 famílias das favelas Zanetti, Brejo e Elisa começou pacífica na manhã deste sábado (30).

Expulsos de favela em Ribeirão Preto "garimpam" em busca de bens
Reintegração de posse termina em confronto em Ribeirão Preto

A diferença é que os moradores desses três núcleos, que ocupavam parte da área pública e outra particular, foram transferidos para apartamentos no conjunto habitacional Jardim Wilson Toni.

Já os expulsos da favela da Família invadiram irregularmente uma área particular do Jardim Aeroporto. Uma minoria estava na lista de espera para programas habitacionais e o grupo não era prioridade entre as remoções de favelas nos planos da Cohab-RP.

Cerca de 350 pessoas, em 35 caminhões e seis tratores, trabalharam na remoção nas três favelas, que são frequentemente alvos de enchentes.

A transferência das 238 famílias para o Wilson Toni deve se estender até a tarde deste domingo (31), segundo o secretário da Casa Civil de Ribeirão, Layr Luchesi Júnior.

Oito grupos que tentaram ocupar os núcleos após agosto de 2010, de acordo com a Secretaria da Assistência Social, não foram beneficiados.

Como a retirada também cumpria mandado judicial, a PM tem monitorado as atividades, mas só agirá em caso de conflito, segundo o comandante da operação, major Samuel Rebessi Penteado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página