Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2011 - 13h01

Jornal diz que órgão omitiu informações em relatório do voo 447

Publicidade

DA EFE
DE SÃO PAULO

O jornal francês "Les Echos" divulgou nesta terça-feira (2) um relatório confidencial sobre a investigação do acidente com o voo 447 da Air France que questiona o papel do alarme de estol --perda de sustentação-- na tragédia. O voo Rio-Paris caiu no Atlântico em 2009, matando os 228 ocupantes.

Veja em flash como foi a queda do voo 447
Relatório do 447 aponta erro de piloto
Igor Gielow: Relatório é severo com tripulação
Caixa-preta revela tensão de pilotos no voo 447
Após relatório, Air France defende pilotos do voo 447
Associação de parentes das vítimas repudia relatório
Erro de pilotos do voo 447 pode elevar indenização
Leia cobertura completa sobre o voo 447

De acordo com o jornal, o relatório foi feito no dia 25 de julho, quatro dias antes da divulgação da terceira análise sobre a tragédia pelo BEA --órgão do governo francês encarregado das investigações--, que apontou erros dos pilotos por falta de treinamento.

Segundo o "Les Echos", esse relatório teve suprimida uma parte que trazia uma explicação sobre o comportamento do alarme de estol, que foi acionado diversas vezes nos últimos minutos do voo e indicava a queda livre do Airbus A330.

O jornal diz ainda que, na versão divulgada pelo BEA, foi retirada uma recomendação às autoridades sobre o alarme, que constava no relatório confidencial. O BEA emitiu dez recomendações de segurança a partir das novas conclusões sobre o acidente.

Dados registrados pelas caixas-pretas do Airbus mostram que o alarme de estol foi acionado e desativado diversas vezes, mesmo com a aeronave se mantendo em queda. Ontem, o BEA confirmou ter retirado do relatório divulgado as referências ao alarme, alegando que as investigações sobre esse ponto ainda não foram finalizadas.

Folhapress

Na sexta-feira, os investigadores disseram que as conclusões obtidas até o momento são provisórias, e que um grupo de trabalho foi criado para determinar de que forma o comportamento do alarme influenciou a atitude dos pilotos.

"Por que não deram atenção a esse alarme? Isso é o que precisamos determinar a partir de agora", afirmou na ocasião o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec.

A falta de referência ao alarme no relatório foi criticada pelo sindicato de pilotos da Air France, que considerou que "suas múltiplas ativações e interrupções intempestivas, em contradição com o estado do avião, contribuíram para dificultar à tripulação a análise da situação".

Ao saber da reportagem do "Les Echos", o SNPL (sindicato majoritário de pilotos da França) anunciou em comunicado que suspenderá sua colaboração com a investigação e que sua confiança no BEA está "seriamente abalada".

O presidente da associação francesa de familiares de vítimas, Robert Soulas, considerou a investigação "desacreditada".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página