Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2011 - 07h50

Federação dos bancos apoia proibir celular dentro de agência

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou ontem que é favorável ao projeto de lei aprovado pela Câmara de São Paulo que proíbe o uso de celulares dentro de agências bancárias e caixas eletrônicos.

O objetivo do projeto é evitar o crime apelidado de "saidinha de banco", quando o cliente é abordado ao sair da agência com dinheiro. Pelo celular, um criminoso pode informar comparsas sobre quem fez grandes saques.

Para virar lei, o projeto da vereadora Sandra Tadeu (DEM) depende de sanção do prefeito Gilberto Kassab (PSD). Ontem, Kassab disse que vai aguardar manifestação da assessoria técnica da prefeitura antes de definir se sanciona ou veta o projeto.

O texto prevê multa de R$ 2.500 para os bancos que não cumprirem a lei. Além de ligações, o projeto proíbe a transmissão e a leitura de mensagens de texto.

A Febraban disse que, nas cidades onde já existe lei semelhante, a entidade orienta aos bancos que esclareçam seus clientes sobre o veto.

O cliente pode ser, inclusive, informado das penalidades, mas a Febraban diz que os bancos não têm poder legal para proibir o uso ou apreender celulares de quem se recusar a desligá-lo.

Para a entidade, a medida é importante, mas é insuficiente para coibir o crime.

"É fundamental promover ações conjuntas entre bancos, órgãos do poder público, e a sociedade de combate a essa modalidade de crime, devendo a questão ser tratada sob o foco da segurança pública", diz a Febraban.

Para evitar a "saidinha", a Febraban recomenda que os clientes evitem sacar quantias elevadas em dinheiro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página