Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2011 - 12h26

Anac fere parecer ao afrouxar nível de inglês dos pilotos da TAM

Publicidade

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

Ao deixar pilotos da TAM com nível de inglês inferior ao exigido por normas de aviação atuarem em voos internacionais, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) contrariou parecer do seu departamento técnico.

TAM usa pilotos reprovados no inglês em voo ao exterior
TAM abandona rotas no interior usadas pela Pantanal

Em 18 de março, o setor da Anac responsável pelos testes de inglês foi contra pedido da associação dos tripulantes da TAM para abrandar as regras, revela relatório a que a Folha teve acesso.

Apesar do parecer, a agência deixou a TAM colocar pilotos com nível 3 (pré-operacional) de inglês em voos internacionais, desde que pilotassem só em solo brasileiro.

A medida contraria regras nacional e internacional --pilotos que atuam em voos internacionais devem ter ao menos nível 4 (operacional).

A Anac diz que não há evidência de infração e que a TAM usa um piloto a mais do que é obrigada --referindo-se a outra norma, que trata do número mínimo de pilotos--, ainda assim só sobre o Brasil.

A TAM adotou o expediente após 13,8% de seus 370 pilotos de voos internacionais terem sido reprovados no teste de inglês --foram do nível 4 para o 3. O índice mais novo é de 5,2% que, diz a empresa, inclui quem espera novo exame e os já aprovados que aguardam a licença chegar.

O país deve cumprir a exigência de inglês desde 2009, mas a TAM queria estender o prazo até 2014. A Anac, porém, considerou que a extensão "conflitaria" com ações que o Brasil adotou "frente à comunidade internacional".

OUTRO LADO

A Anac nega haver discrepância entre seu parecer e o aval para pilotos com inglês abaixo do exigido atuarem em voo internacional.

A agência diz que negou o pedido dos tripulantes da TAM e que permitiu à empresa usar piloto com nível 3 só se for um extra --"além do número exigido por lei"-- e que voe sobre o Brasil.

A TAM diz que segue todas as leis e que passou em todas as auditorias nos últimos meses. Declarou ainda informar às autoridades internacionais quando há piloto autorizado a voar só sobre o Brasil. A ATT não respondeu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página