Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2011 - 17h04

Senado aprova anistia a bombeiros do Rio e mais 13 Estados

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O Senado aprovou nesta quinta-feira projeto que anistia bombeiros e policiais do Rio de Janeiro e outros 13 Estados que tenham participado de movimentos reivindicatórios por melhorias de salários e condições de trabalho. O projeto já havia sido aprovado em caráter terminativo (sem a necessidade de passar no plenário) pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, mas um recurso levou o texto para ser votado no plenário. O texto segue para a Câmara.

Câmara aprova anistia criminal para bombeiros do Rio
Bombeiros acampam na Praça dos Três Poderes em protesto
Cabral sanciona anistia administrativa a bombeiros presos

O motivo do recurso foi incluir militares de outros Estados no benefício, já que inicialmente o projeto atingia somente os 429 bombeiros do Rio de Janeiro denunciados por motim e danos materiais após invasão do quartel central da corporação, no início de junho. Além do Rio, serão beneficiados policiais e bombeiros de Alagoas, Minas Gerais, Rondônia, Sergipe, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Tocantins e Distrito Federal.

Pelo texto, fica prevista a anistia aos crimes previstos pelo Código Penal Militar e infrações disciplinares aplicadas aos bombeiros e policiais --o que na prática impede que os militares que participaram do motim recebam punições legais.

Sergio Lima - 29.jun.11/Folhapress
Bombeiros do Rio escrevem 'SOS Dilma' durante protesto em junho no gramado em frente ao Congresso
Bombeiros do Rio escrevem 'SOS Dilma' durante protesto em junho no gramado em frente ao Congresso

Relator do projeto, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) defendeu a anistia ao afirmar que os bombeiros vivem um "estado de penúria financeira e funcional". "A anistia surge da vontade popular, exteriorizada por inequívocas manifestações de apoio aos bombeiros militares presos. A imposição da dura pena, concebida aos auspícios do Ato Institucional nº. 5, importaria em estender seus efeitos à própria população, que se verá tolhida da providencial assistência desses servidores", disse Crivella.

Autor da proposta de anistia, o senador Lindberg Farias (PT-RJ) disse que a aprovação do projeto ajuda a "distensionar" as discussões em torno da PEC 300, que cria um piso nacional de salários de bombeiros e policiais. Com a aprovação, o texto segue para votação na Câmara que também discute paralelamente outro projeto de anistia aos bombeiros.

"As discussões na Câmara [sobre a PEC 300] estão paradas, então você tira a anistia do bojo dessa discussão", afirmou Lindberg.

Os militares que participaram do motim no Rio têm como principal reivindicação o perdão criminal e administrativo. O grupo de 429 bombeiros chegou a ser preso, mas acabou libertado após habeas corpus da Justiça. Os militares realizaram o movimento na defesa de aumento salarial. O piso bruto da categoria é de R$ 1.031.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página