Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2011 - 14h05

Após pedido do STF, PF vai investigar morte da juíza no Rio

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO

A Superintendência da Polícia Federal no Rio vai investigar o assassinato da juíza Patrícia Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo (região metropolitana). A determinação é do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e atende a pedido do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso.

Associação de magistrados diz que juíza morta dispensou escolta
Polícia analisa câmeras que teriam flagrado assassinos de juíza
Carro de juíza morta no Rio foi atingido por 15 tiros
Juíza é assassinada a tiros em Niterói (RJ)

"Crimes covardes contra a pessoa de magistrados constituem atentados à independência do Judiciário, ao Estado de direito e à democracia brasileira. A preservação do império da lei em nosso país exige a rápida apuração dos fatos e a punição rigorosa dos responsáveis por este ato de barbárie", disse Peluso em nota.

"A juíza Patrícia Lourival Acioli deixa uma lição de profissionalismo, rigor técnico e dedicação à causa do direito. Que esse exemplo sirva de consolo a seus familiares, a quem encaminho minha solidariedade e sinceras condolências", acrescentou ele.

Acioli foi morta às 23h45 de ontem quando chegava em sua casa, em Niterói (região metropolitana) após uma seção no fórum de São Gonçalo. A perícia constatou que ao menos 15 tiros atingiram o veículo. O total de tiros disparados, no entanto, ainda não foi determinado.

Segundo a polícia, as imagens flagraram o momento em que os criminosos fugiam após o crime. Testemunhas afirmaram que eles estavam em dois carros e duas motos, mas o número de criminosos que participaram da ação ainda é desconhecido.

Osvaldo Praddo/Ag. O Dia
Juíza de 47 anos é assassinada a tiros em frente a sua casa em Niterói, na região metropolitana do Rio
Juíza de 47 anos é assassinada a tiros em frente a sua casa em Niterói, na região metropolitana do Rio

PROTEÇÃO

Segundo a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) a juíza integrava uma "lista negra" com o nome 12 pessoas que estavam marcadas pelo para morrer. A lista foi encontrada com um suposto traficante preso no Espírito Santo.

De acordo com a entidade, Patrícia é "mártir da magistratura no combate ao crime organizado". A nota ainda diz que o carro da juíza já havia sido metralhado anteriormente e "mesmo assim não tinha qualquer segurança a sua disposição".

Já o presidente da Associação dos Magistrados do Rio, Antônio Siqueira, disse que a juíza Patrícia Lourival Acioli dispensou a segurança oferecida pelo Tribunal de Justiça.

Siqueira falou a jornalistas na cerimônia de troca de comando da Força de Pacificação do complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio, onde conversou com o governador Sérgio Cabral (PMDB).

De acordo com o magistrado, Patrícia dispensou, em 2007, a segurança oferecida pelo tribunal aos juízes ameaçados. Ele disse que, na época, ela explicou que seu companheiro era policial e que ele se encarregaria de sua segurança. Para Siqueira, não houve falha do tribunal em fornecer proteção à magistrada.

VEJA ONDE OCORREU O CRIME

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página