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18/08/2011 - 18h59

Falta engajamento da prefeitura na campanha de proteção ao pedestre, diz jornalista

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DE SÃO PAULO

O jornalista Alencar Izidoro, repórter do caderno Cotidiano da Folha, participou de bate-papo nesta quinta-feira (18) sobre a nova fase da campanha de proteção ao pedestre. Desde o último dia 8, os motoristas que desrespeitam os pedestres na região central de São Paulo são punidos com multas.

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Folhapress
Alencar Izidoro conversa com internautas sobre o trânsito em SP
Alencar Izidoro conversou com internautas sobre o trânsito de SP

Para o repórter da Folha, "a maior deficiência da campanha até agora é a falta de um engajamento efetivo da prefeitura, e não só da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

"É curioso imaginar que até semanas atrás havia propaganda institucional do município na TV e até hoje, dias após a fiscalização, não tenha havido campanhas educativas ostensivas e amplas para tirar as dúvidas da população", disse Alencar Izidoro durante o bate-papo.

Participaram do bate-papo 84 pessoas.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

(05:03:22) Reinaldo: O que uma medida como esta lei dos pedestres representará efetivamente para o trânsito paulistano?

(05:04:52) Alencar Izidoro: Caro Reinaldo, os resultados finais ainda são uma incógnita. Mas, se ela realmente der certo, espera-se que resulte em um trânsito mais civilizado, com respeito aos pedestres, como em outros países desenvolvidos e até em Brasília

(05:05:24) Lucas: Será que sempre precisaremos de leis para que o povo seja mais civilizado? Como vc vê este excesso de leis para tudo?

(05:06:57) Alencar Izidoro: Caro Lucas, neste caso, não é uma lei específica nem nova. A lei já existe há mais de dez anos e se chama Código de Trânsito Brasileiro. O que se tenta fazer agora é simplesmente tirá-la do papel. Trata-se do mínimo do mínimo, que já deveria ter ocorrido há muito tempo

(05:07:37) Eduardo: A fiscalização começa firme, mas logo relaxa! Será que com esta lei também será assim? Existe alguma experiência semelhante em outro país do globo?

(05:10:10) Alencar Izidoro: Caro Eduardo, essa é realmente uma preocupação dos especialistas, até porque, para dar certo e reverter um índice de desobediência de 90%, só com muita persistência. A experiência mais próxima é a de Brasília mesmo (onde a campanha seguiu por anos). Em outros países desenvolvidos, isso nem se discute mais, está embutido na cultura da maioria dos motoristas

(05:10:30) marcão: Alencar, or órgãos gestores, em geral, ficam com a fama de fábrica de multas. A fiscalização sobre o desrespeito ao pedestre não reforça essa imagem?

(05:13:13) Alencar Izidoro: Caro marcão, acho inocência imaginar que esse tipo de fiscalização estaria ligado a uma fábrica de multas. Seria uma fábrica muito custosa e pouco produtiva. Haveria outras formas muito mais eficazes de arrecadar com multas de trânsito, a começar com a fiscalização eletrônica

(05:13:49) Cleber: Quanto desta lei é marketing e quanto é necessidade?

(05:16:07) Alencar Izidoro: Caro Cleber, que é importante e necessário haver esse tipo de respeito à prioridade dos pedestres, isso é praticamente consensual entre especialistas. Mas não sei ainda avaliar quanto de marketing existe por trás dessa iniciativa. Fato é que ela é importante.

(05:16:36) camila: Alencar, acho que está faltando maior esclarecimento com relação ao uso da faixa, muita gente tem dúvidas sobre quem tem preferência em determinados casos, como em rotatórias por exemplo. E tem outras dúvidas. Para quem não encontrou ainda a turma que está fazendo a campanha na rua, onde encontrar informações mais detalhadas? Não era o caso de se colocar esses detalhes na internet e talvez na televisão, dando exemplo com casos concrretos?

(05:20:02) Alencar Izidoro: Cara camila, concordo. A maior deficiência da campanha até agora, na minha avaliação, é a falta de um engajamento efetivo da prefeitura (e não só da CET). É curioso imaginar que até semanas atrás havia propaganda institucional do município na TV e até hoje, dias após a fiscalização, não tenha havido campanhas educativas ostensivas e amplas sobre esse tema na TV, para tirar as dúvidas da população

(05:20:14) Tirso: O trânsito de SP é mais caótico do que o de outros lugares do mundo? O que faz nossos motoristas serem tão incivilizados?

(05:22:23) Alencar Izidoro: Caro Tirso, sim, nosso trânsito é caótico, mas esteja certo de que há lugares muito piores. Dentre lugares que já visitei posso citar, por exemplo, Cairo (Egito) e La Paz (Bolívia). São vários os fatores que levam a isso (desde culturais até a precariedade na formação e fiscalização dos motoristas)

(05:22:40) marcão: SP está mais do que certa em fazer valer a lei. Como ficou colocado na animação do site, pode-se estourar a pontuação num único dia. Há capital político para enfrentar a grita geral? Em BH a fiscalização não existe a partir das 20h e os abusos aumentam exponencialmente, Em SP é assim também?

(05:24:44) Alencar Izidoro: Caro Marcão, como a prefeitura ainda não entrou de cabeça, há receio de especialistas e de técnicos da própria CET sobre até que ponto uma fiscalização desse tipo será mantida num ano eleitoral. Aqui a fiscalização até existe depois das 20h, mas é mais deficiente porque há menos agentes nas ruas.

(05:25:03) Gus: Em entrevista à revista Piauí o prefeito de SP disse que era contra cobrar pedágio no centro de SP, porque andar de carro no Brasil já é caro de mais. Aí vem e cria mais uma multa. Não fica estranho o discurso?

(05:27:25) Alencar Izidoro: Caro Gus, são coisas diferentes. Nenhuma multa foi criada. A lei existe há mais de dez anos. Incoerente é todo mundo, inclusive a CET, ter feito vistas grossas até hoje. E punir os infratores é diferente de restringir a utilização do carro (que, mesmo assim, pode ser positiva)

(05:27:46) Izis: Alencar qual sua opnião pessoal sobre o tema?

(05:29:56) Alencar Izidoro: Cara Izis, sou a favor, aprovo a iniciativa da campanha e a necessidade de fiscalizar os infratores que não dão prioridade aos pedestres. Mas vejo algumas falhas, principalmente a ausência de forte investimento da prefeitura em divulgação da medida (e em sinalização de toda a cidade)

(05:30:13) ives: o que vc acha de restringir a circulação de carros em algumas regiões da cidade e cobrar pedágios? Não ajudaria ainda mais?

(05:32:42) Alencar Izidoro: Caro Ives, acredito que essa é uma medida que merece ser debatida, mas com cuidado (até devido às deficiências do transporte coletivo). Restringir a utilização do carro até ajuda a mostrar que ele não é absoluto, que as vias não são para carros, mas pessoas, que a prioridade não são os carros, mas dos pedestres. Mas é uma ajuda indireta apenas.

(05:33:35) Izis: A mídia de modo geral deveria colaborar, não vejo muita divulgação sobre as novas medidas. Como você vê a posição da mídia sobre o tema?

(05:36:18) Alencar Izidoro: Cara Izis, embora seja parcial para falar sobre isso, avalio que a mídia está tendo nesse caso uma cobertura muito boa, exemplar. Os principais veículos (jornais, revistas, rádios, TVs) têm divulgado diariamente as medidas, apontado méritos e falhas, ajudando inclusive a corrigir os rumos. Não acho que tenha faltado participação da imprensa.

(05:36:31) Jaime: Por que na cidade as leis só pegam no centro? Moro na ZN e por lá todos andam bêbados, em disparada, ninguém respeita nada e a polícia não autua ninguém...

(05:38:53) Alencar Izidoro: Caro Jaime, essa é uma crítica frequente. Até vejo sentido em iniciar uma medida dessas na região central, porque é onde circulam pessoas de todos os cantos da cidade. Mas há temor de que a CET fique só no centro e esqueça que os pedestres também precisam ser respeitados em toda a cidade

(05:39:16) jorge: essa lei vai se tornar federal um dia?

(05:40:44) Alencar Izidoro: Caro Jorge, a lei já é federal. Trata-se do Código de Trânsito Brasileiro, de 1998. A diferença é se é fiscalizada ou cumprida. Ou seja, depende de cada município fazer sua parte (lembrando os motoristas que a regra existe e, depois, fiscalizando)

(05:41:04) ives: E quanto ao pedestre atravessar fora da faixa? O trânsito é um todo. Há motos, carros, gente atravessando fora da faixa...

(05:43:28) Alencar Izidoro: Caro Ives, os pedestres não são santos, são tão infratores quanto os motoristas. Ou seja, precisam ser educados e cobrados. Mas há uma desigualdade gritante nessa disputa. É como se os pedestres tivessem uma bolinha de papel e os motoristas, uma metralhadora. Quem morre nesse choque é sempre quem está a pé, e não dentro do carro

(05:44:01) carla: vc acha que as pessoas querem colcaborar, ou de fato só se importam em encontrar falhas na campanha dê preferencia a vida?

(05:45:42) Alencar Izidoro: Cara Carla, acho que querem colaborar sim. Os méritos da campanha já foram lembrados várias vezes, inclusive em artigos e editoriais de veículos de comunicação. Mas apontar as falhas é fundamental _não é fazendo uma cobertura chapa branca que se pode ajudar

(05:46:00) Tiago: Então se o prefeito, o governador, quem quer que seja, sentir que a medida o faz perder votos, by bye cuidado com o cidadão?

(05:50:00) Alencar Izidoro: Caro Tiago, muita gente tem esse medo. É impressionante como uma medida aprovada por formadores de opinião não teve até hoje um engajamento claro das principais autoridades. A prefeitura não fez ainda nem campanha na TV (até para divulgar, como serviço). Você não vê Kassab exaltando essa ação como fazia com outras bandeiras, como a lei cidade limpa

(05:50:41) Flavio: Afinal, em que situações os motoristas levarão multas com a nova lei?

(05:53:46) Alencar Izidoro: Caro Flavio, são várias as situações (todas ligadas à obrigatoriedade de dar preferência ao pedestre). Três exemplos: não parar para que um pedestre atravesse numa faixa que não tem semáforo; não dar a vez ao pedestre na faixa ao fazer uma conversão à direita ou à esquerda; avançar com carro antes que os pedestres terminem de atravessar (cheguem ao outro lado da calçada). Tudo isso dá multa de até R$ 191.

(05:55:49) Alencar Izidoro: Caros e caras, agradeço pelas perguntas e fico à disposição caso alguém queira trocar mais ideias sobre esse tema. Satisfações

(05:55:55) Moderador UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença do jornalista Alencar Izidoro e de todos os internautas. Até o próximo!

 

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