Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2011 - 11h27

Sem manutenção, velódromo da USP está fechado desde os anos 90

Publicidade

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

Enquanto ciclistas são recebidos por tachinhas na USP, o velódromo do campus --o único da cidade de São Paulo-- está fechado desde o início da década de 1990, embora tenha condições para abrigar treinos.

Ciclistas são sabotados com tachinhas nas ruas da USP

A presença dos "pelotões" de ciclistas que treinam no campus geram conflitos com outros usuários da Cidade Universitária não é de agora. Em 2005, a presença desses esportistas chegou a ser proibida e depois revogada.

Mas até hoje são frequentes as reclamações de ambos os lados, além da recente "sabotagem" com tachinhas.

Para o ex-ciclista de elite, Cleber Ricci Anderson, 44, que treina na USP, o velódromo, embora deteriorado, poderia abrigar treinos.

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Velódromo no campus da USP está fechado para o público desde os anos 1990; a pista é o único velódromo de SP
Velódromo no campus da USP, único de SP, está fechado para o público desde os anos 1990

A pista mais próxima fica na cidade de Caieiras, a 40 km de São Paulo, mas o desenho de suas curvas é menos seguro quando comparado ao da Cidade Universitária, na opinião do ciclista.

Segundo Anderson, que já foi campeão paulista de ciclismo, os treinos de velocidade --feitos em pelotões nas ruas do campus-- são a parte mais "agressiva" do esporte e poderiam ser feitos ali.

A parte de condicionamento, no entanto, permaneceria nas vias do campus.

Mesmo ao considerar o local apto para receber treinos, Anderson lamenta o estado de conservação da pista e, principalmente das arquibancadas, que tem problema de estrutura visíveis, pela falta de manutenção.

O espaço tem sido usado para festas das faculdades da USP, mas engenheiros já alertaram para problemas estruturais nas arquibancadas, para as quais deve ser observado um limite de pessoas.

Já a pista, sem manutenção há quase duas décadas, apresenta infiltrações de água que levaram à formação de acúmulos carbonato de cálcio, como no processo de formação de estalactites em cavernas. Vistas de longe, parecem rachaduras remendadas com argamassa.

O diretor do Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP), Carlos Bezerra de Albuquerque, diz que está aberto para que os ciclistas façam propostas para o uso do espaço. Dessa forma, seria possível tentar verbas no Ministério dos Esportes ou com a iniciativa privada.

Quanto a verbas próprias da universidade para a reforma, o diretor afirma que a instituição não colocou o velódromo como prioridade, mas que já existe um plano diretor com projeto para reforma do espaço.

O velódromo foi construído para os Jogos Pan-Americanos de 1975, que acabaram transferidos para a Cidade do México devido a um surto de meningite no Brasil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página