Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2011 - 16h21

Diretora de Santa Casa no Pará é afastada após morte de gêmeos

Publicidade

FELIPE LUCHETE
DE BELÉM

O governo do Pará decidiu afastar a diretora-presidente da Santa Casa de Belém (PA), Maria do Carmo Lobato, e a gerente de tocoginecologia do hospital, Florentina Balby, depois que uma grávida de 27 anos perdeu os filhos gêmeos, na terça-feira, após ter o atendimento recusado na instituição por falta de vagas.

Uma junta de profissionais assumiu provisoriamente a Santa Casa, e Lobato será exonerada.

O governo do Pará divulgou uma nota nesta quarta-feira informando que os gêmeos morreram 48 horas antes do primeiro parto, segundo constatação do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. O laudo sobre a causa das mortes deve ser concluído na sexta-feira.

Ontem, a manicure Vanessa do Socorro Santos, 27, procurou a Santa Casa --vinculada ao governo estadual-- e o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna com fortes dores, mas não foi atendida. Ela estava no sétimo mês de gestação, e a gravidez era de risco.

Na manhã de hoje, cerca de 50 pessoas protestaram em frente à Santa Casa contra a atitude de um bombeiro, que deu voz de prisão a uma médica plantonista.

Segundo a polícia, ele alegou que a ginecologista Cíntia Lins foi omissa ao negar atendimento a Vanessa. Ela foi conduzida à delegacia e deverá ser intimada a depor.

O sindicato da categoria disse que a falta de vagas é um problema de gestão, e não culpa dos profissionais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página