Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2011 - 18h57

Pinguins achados com óleo são devolvidos ao mar no RS

Publicidade

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

Quarenta e sete pinguins que tinham sido encontrados sujos de óleo no litoral gaúcho nos últimos meses foram devolvidos ao mar em Rio Grande (a 311 km de Porto Alegre) ontem.

Eles passaram por um processo de reabilitação no Centro de Recuperação de Animais Marinhos, da Universidade Federal do Rio Grande. Duas tartarugas e um lobo marinho também foram soltos por pesquisadores.

Os pinguins-de-magalhães costumam migrar do extremo sul do continente para a região nesta época do ano. Em junho, ao menos 84 pinguins debilitados foram achados no litoral gaúcho com manchas de óleo. Outros 75 apareceram mortos nas praias.

A sujeira, em contato com as penas, prejudica o isolamento térmico do animal e pode levá-lo à morte. O Ministério Público Federal instaurou inquérito para investigar as causas da poluição no oceano.

No centro de reabilitação, veterinários fizeram uma bateria de exames nas aves e providenciaram banho com detergente. Aos poucos, elas foram levadas para uma piscina de água salgada. Outros 28 pinguins estão se preparando para serem levados de volta ao mar.

Antes de serem liberados, os bichos recebem uma pequena peça de identificação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página