Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2011 - 14h19

Dilma diz a associação do voo 447 que 'protesta' ao entrar em Airbus

Publicidade

ANA FLOR
DE BRASÍLIA

Em encontro com familiares das vítimas do voo 447 da Air France, que caiu no Atlântico em 2009 matando 228 pessoas, a presidente Dilma Rousseff brincou com o fato de o avião presidencial ser um Airbus --mesma fabricante envolvida no acidente.

Veja em flash como foi a queda do voo 447
Relatório do 447 aponta erro de piloto
Jornal diz que órgão omitiu informações sobre voo 447
Caixa-preta revela tensão dos pilotos na queda do voo
Leia cobertura completa sobre o voo 447

"Eu sempre protesto quando entro [no Aerolula]. E o piloto sabe disso", afirmou a presidente, segundo os familiares presentes. O Aerolula é do modelo A319, enquanto o do voo 447 era um A330.

Dilma recebeu das mãos dos familiares um relatório de 750 páginas elaborado por uma associação de pilotos franceses e técnicos alemães.

A Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447 pediu a ela formalmente que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) receba o documento e entre nas investigações sobre o acidente.

Segundo o representante da associação, Nelson Marinho, o grupo pede a reabertura das investigações brasileiras, suspensas desde que o BEA (Birô de Investigações e Análises), do governo francês, assumiu a investigação sobre a tragédia.

Eles também rechaçam os resultados da investigação apresentados até agora, que apontam falha dos pilotos, e fazem severas críticas ao Airbus A330.

"O governo francês é dono tanto da Airbus quanto da Air France, quer proteger os empregos franceses", afirmou Marinho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página