Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2011 - 09h44

Radial Leste terá 10,5 km de faixa exclusiva para ônibus

Publicidade

ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

A Radial Leste ganhará nas próximas semanas a ampliação do espaço exclusivo para os ônibus do lado direito. O objetivo é aumentar a velocidade dos coletivos enquanto não sai do papel a obra de um corredor à esquerda, prometida pela gestão Gilberto Kassab para que seja iniciada até 2012.

A nova faixa exclusiva na Radial será implantada entre as ruas Wandenkolk e Pinhalzinho, no sentido bairro, e entre as ruas Carlos Silva e da Figueira, no sentido centro.

Os viadutos Pires do Rio e Alcântara Machado ficarão de fora do novo espaço. No sentido centro, a faixa exclusiva funcionará 24 horas. No sentido bairro, somente das 10h às 23h, de segunda a sexta-feira. Hoje a Radial Leste já tem um trecho de 4,4 km de faixa exclusiva. Com a ampliação, haverá um total de 10,5 km. A previsão é que a nova área para os ônibus comece a operar ainda em setembro.

Neste ano, a SPTrans já implantou 3,8 km de faixas exclusivas para ônibus, em trechos da Vereador José Diniz, Borges Lagoa, Domingos de Moraes e ponte do Socorro.

Mas a prefeitura deve cumprir no máximo um terço da meta de 66 km de novos corredores de ônibus (com Radial, Berrini e avenida Santo Amaro, que será ligada a outras vias da zona sul).

A SPTrans diz que as novas faixas fazem parte de um pacote de ações para aumentar a velocidade dos coletivos. O especialista em transportes Jaime Waisman diz que a prioridade aos ônibus é correta, mas que, se não houver fiscalização, a faixa na Radial será só "para inglês ver".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página