Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2011 - 16h27

Todos os carros da PM em SP terão tablets até 2012, diz Alckmin

Publicidade

RAPHAEL VELEDA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou na manhã desta segunda-feira que até o ano que vem todos os carros da Polícia Militar na cidade de São Paulo contarão com tablets. O uso do aparelho, segundo o governo, vai agilizar o trabalho de patrulhamento dos PMs.

PM de São Paulo passará a operar com tablets

O tablet, de fabricação nacional, já está em 4.000 carros que circulam na capital paulista e, até janeiro do ano que vem, deve chegar a todas as 11 mil unidades.

A fase de testes começou há um ano, e a versão final começou a ser instalada em janeiro.

Luiza Carlos Murauskas/Folhapress
Governador Geraldo Alckmin mostra o equipamento que começou a ser instalado carros da PM em São Paulo
Governador Geraldo Alckmin mostra o equipamento que começou a ser instalado carros da PM em São Paulo

Na tela sensível ao toque, os policiais poderão consultar a situação de documentos e placas de veículos, antecedentes criminais por meio do número da identidade e do CPF e o registro de armas. Até agora, essas consultas eram feitas via rádio, em uma central de atendimento, e poderiam demorar se os atendentes estivessem sobrecarregados.

O tablet conta ainda com GPS que calcula as melhores rotas quando a equipe assume uma ocorrência e informa a uma central a localização de cada carro, facilitando o envio dos mais próximos para emergências.

O investimento total é de R$ 28 milhões. Desses, R$ 23 milhões serão usados na compra dos 11 mil tablets. O restante servirá para comprar 6.500 aparelhos menores, mas com as mesmas funcionalidades, que serão usados por PMs que trabalham de moto, a cavalo ou a pé.

Alckmin anunciou também a construção de 200 bases comunitárias da PM no Estado, cerca de 30% delas na capital, e a compra de 729 motocicletas e 1.168 carros de vários modelos para a frota da corporação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página