Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2011 - 20h04

Meningite causa morte de criança em Sergipe

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
DE SÃO PAULO

A Secretaria da Saúde de Sergipe confirmou nesta quinta-feira a morte de uma criança de nove anos por meningite. O caso ocorreu no município de Cristinápolis (126 km de Aracaju), município próximo à divisa com a Bahia.

Segundo o infectologista Marco Aurélio de Oliveira Góes, porta-voz da secretaria, o quadro clínico apresentado pela criança indica que possivelmente trata-se de meningite do tipo C (forma mais grave da doença), causada por uma bactéria.

A doença evoluiu rapidamente, e a criança morreu logo após chegar ao hospital, segundo o médico.

O infectologista disse que o caso não tem ligação com o surto de meningite ocorrido no Complexo Hoteleiro da Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia, no início do mês. Três funcionários do complexo morreram.

Segundo Góes, a paciente não tinha histórico de viagens recentes nem teve contato com pessoas que estiveram em Sauípe durante o surto.

Pessoas que tiveram contato próximo com a criança estão passando por tratamento com antibióticos para prevenir a doença.

De acordo com a secretaria, esta é a quarta morte por meningite ocorrida no Estado neste ano. Segundo o infectologista, os casos estão dentro da média anual.

Nos meses de julho a setembro, costuma haver um aumento dos casos em Sergipe devido à temporada de chuvas. Segundo o médico, a bactéria que causa a doença está presente no ambiente, mas sua circulação aumenta quando há aglomeração de pessoas, principalmente em locais fechados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página